fbpx

Santander Esfera manterá transferência padrão para o Iberia Plus até 30/04 e descontinuará parceria com a Aeromexico

Notícias Programas de fidelidade

Por Raimundo Junior

Em resposta oficial enviada ao Passageiro de Primeira, o programa Santander Esfera confirmou que prorrogou a taxa de 1:1, nas transferências para o Iberia Plus, até o próximo dia 30/04. Além disto, o programa informou que a parceria com o Club Premier da Aeromexico será descontinuada.


A mudança brusca

Como noticiamos aqui no PP, o programa Esfera apanhou a todos nós de surpresa, com a mudança abrupta na taxa de transferência para o Iberia Plus, passando da razão 1:1, para 2:1, ou seja, 100% de aumento em uma única canetada.

Quem acompanha o Passageiro de Primeira, sabe que essa transferência para o programa Iberia Plus, da companhia aérea espanhola Iberia, é de longe o maior atrativo do programa de pontos do Banco Santander, o Esfera.

A possibilidade de transformar 1 ponto Esfera em 1 Avio, era até agora o grande diferencial dos cartões Santander, inclusive a única razão para muitos assinarem o Clube Esfera.


A uniformização para pior

Para fins comparativos, o outro programa nacional que também transfere para o Iberia Plus é a Livelo, que há muito tempo já usa a taxa de transferência de 2:1.

Ocorre que, em regra, é muito mais fácil e barato gerar pontos na Livelo do que no programa Esfera, a começar pela possibilidade de assinatura de Clube por quem não é cliente dos bancos vinculados ao programa.

O que se lamenta é que, ao invés do exemplo positivo do programa Esfera atrair a Livelo para reduzir a taxa, o que se vê é o contrário, os programas uniformizando as taxas no percentual mais desfavorável aos consumidores.


O alto valor relativo dos Avios

Os leitores do Passageiro de Primeira sabem o quanto são valiosos os pontos enviados para o Iberia Plus (Avios), pelas ótimas oportunidades de emissão que o programa apresenta.

Já postamos diversas vezes boas emissões com o programa, como fizemos recentemente nas matérias Resgates de Primeira – Passagem para a Europa com Avios do Iberia Plus e Resgates de Primeira – Passagem para o Japão com Avios do Iberia Plus.

Além disso, uma vez que os pontos estejam transformados em Avios, podem ser compartilhados entre contas do British Airways Executive Club ou AerClub, da Aer Lingus, como Fábio nos ensinou no post Como transferir Avios entre os programas da British Airways e Iberia.

Isso traz flexibilidade e agrega ainda maior valor a essa moeda (Avios), o que a coloca, sem dúvida, dentre as melhores do mercado.


A prorrogação

Quando soubemos da mudança, na semana passada, buscamos de imediato a confirmação da alteração oficial da regra e envidamos esforços para tentar ao menos o adiamento da implantação da nova taxa.

Além disso, a mudança foi extremamente mal recebida pelos usuários, como podemos ver nos comentários às matérias divulgadas aqui no Passageiro de Primeira e em diversos outros portais de viagens.

Acreditamos que essa sinergia acabou trazendo um resultado positivo, pois ainda no final do dia da última quarta-feira, o programa voltou a permitir a transferência com a taxa de 1:1.

Desde então, estávamos empenhados em confirmar os critérios exatos dessa prorrogação, para que o nosso leitor tenha certeza e segurança da data limite até a qual poderá enviar seus pontos Esfera para o Iberia Plus, livre de sobressaltos.

Recebemos essa confirmação há pouco, de que a regra anterior valerá até o próximo dia 30/04:

“A Esfera atualiza constantemente a parceria com companhias aéreas e marcas do varejo.
Considerando o atual cenário do mercado de viagens e a expansão do catálogo próprio, anunciamos que a partir de 30 de Abril, a transferência para a Iberia Plus terá nova conversão de 1 Avios = 2pts Esfera e também a descontinuidade da parceria com o Club Premier da companhia Aeroméxico”

Entendemos que não é o ideal, já que uma mudança dessa envergadura (100% de aumento), mereceria um aviso com ao menos 90 dias de antecedência.

De todo modo, traz um alívio e permite que os interessados consigam enviar os pontos antes da implantação efetiva da nova taxa.


Comentário

Torcemos para que nesse período, os administradores do programa possam refletir sobre o exagero do aumento (100%), a insuficiência do prazo de 30 dias, ou até mesmo que considerem manter a taxa de 1:1, porque essa transferência é o que torna o Programa Esfera um dos melhores do mercado.

Aliás, num cenário em que enxergávamos um claro movimento de expansão do programa, essa alteração vai no sentido diametralmente oposto e pode destruir esses planos de crescimento.

E você, leitor, manterá seus cartões de crédito pontuando no Esfera após este prazo?

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.