fbpx

São Paulo vai criar passaporte de vacina para entrada em shoppings e outros estabelecimentos

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Com o avanço da vacinação e o final da quarentena em São Paulo, promulgada na última semana pelo governador João Dória, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, anunciou a criação de um passaporte de vacina digital. O aplicativo, que deverá ser lançado até a próxima sexta-feira (27), será uma forma de controlar a entrada de pessoas vacinadas em estabelecimentos, shoppings e restaurantes.

Passaporte de vacina São Paulo

Conforme dito pelo prefeito, a ideia é de que esses estabelecimentos só aceitem a entrada de pessoas que tenham recebidos, ao menos, uma dose das vacinas contra a COVID-19. Caso contrário, o estabelecimento poderá receber multas, caso observado pela Vigilância Sanitária.

“O conceito principal é que os estabelecimentos só vão poder aceitar pessoas que estejam com vacina. Esse é o passaporte. Se o estabelecimento estiver com pessoas sem vacina e isso for observado pela Vigilância Sanitária, ele sofrerá multa. Então vamos oferecer um mecanismo para que esses locais identifiquem quem tem vacina. Vamos fornecer o sistema para que ele baixe na plataforma e-Saúde e faça a leitura do QR Code”, disse o prefeito em coletiva de imprensa.

Além de contribuir para um controle na identificação das pessoas nos comércios e em eventos de São Paulo, Nunes também disse que o aplicativo será útil para que os cidadãos consultem seus próprios calendários de vacinação e se informem sobre a data de segunda dose (para quem ainda não foi totalmente vacinado).

“É um serviço importante porque, às vezes, a pessoa recebe a carteirinha de vacinação e esquece. Muitos não tomaram a segunda dose – hoje são 211 mil na cidade de São Paulo por conta de esquecimento. Então pelo aplicativo no celular ela vai fazer a leitura e identificar a data da vacinação. Mas o objetivo principal é mesmo o passaporte para adentrar os locais autorizados pela Vigilância Sanitária”, informou o prefeito.

É esperado que o app esteja disponível ao público até o final da semana. Com isso, ele deverá ser baixado em smartphones, onde você deverá se cadastrar e emitir um QR Code para a validação de entrada nos estabelecimentos. A leitura do código vai permitir que os estabelecimentos saibam se a pessoa está vacinada ou então se está com a segunda dose atrasada.

Mais informações sobre cadastros, bem como nome da ferramenta e afins, deverão ser divulgadas nos próximos dias.


Atualização em 27/08: A prefeitura de São Paulo voltou atrás e tirou a obrigatoriedade do passaporte em bares e restaurantes. A medida será opcional nos estabelecimentos. A expectativa é de que a exigência do passaporte de vacina seja apenas para grandes eventos.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2022!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.