fbpx

Seu score de crédito na Serasa vai mudar

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Nas próximas semanas a Serasa estará atualizando sua pontuação de crédito para o chamado Serasa Score 2.0 – que terá um foco maior nas suas informações positivas. Nessa matéria explicamos o que é este novo score de crédito e quais são as suas principais mudanças em relação a versão anterior.


O que é o Serasa Score 2.0

É a sua nova pontuação de crédito, calculada com base no seu comportamento financeiro. O Score 2.0 traz um novo método para o cálculo dos seus pontos (eles continuarão variando de 0 a 1000 – indicando para o mercado quais são as chances de você pagar suas contas em dia).


Como o Serasa Score 2.0 é calculado

A Serasa utiliza Inteligência Artificial para calcular sua pontuação e leva em conta seis tipos de critérios:

  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;
  • Crédito contratado;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.

Principais mudanças

Veja abaixo a comparação da composição entre as versões 1.0 e 2.0 do Serasa Score:

Serasa Score 1.0

  1. 30,2% Histórico de dívidas;
  2. 26,4% Pagamento de dívidas;
  3. 17,4% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas;
  4. 13,9% Pagamento de crédito;
  5. 8,4% Tempo de uso;
  6. 3,6% Crédito contratado.

Serasa Score 2.0

  1. 43,6% Pagamento de crédito;
  2. 19,3% Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas;
  3. 13,7% Histórico de dívidas;
  4. 10,1% Tempo de uso do crédito;
  5. 7,9% Crédito contratado;
  6. 5,5% Pagamento de dívidas.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um relatório que se baseia em suas informações recorrentes de pagamento e possibilita que as empresas vejam o seu comportamento de bom pagador. É, portanto, o contrário do que acontece com o Cadastro Negativo, que permite somente a análise das contas não pagas, sem levar em consideração situações de emergência ou imprevistos.

Como a ferramenta reúne informações sobre os pagamentos de seus compromissos, passarão a constar em seu CPF os totais financiados, as quantidades e valores das parcelas, bem como o comportamento e as pontualidades de pagamento demonstradas por você.

Assim, as empresas de crédito podem ver que, ainda que tenha atrasado ou deixado de pagar uma ou outra conta, que você paga em dia outros compromissos financeiros. Suas contas pagas em dia poderão ser consideradas, e as empresas terão condições de avaliar seu histórico de pagamento de forma mais completa e justa.

Dependendo da política financeira da empresa, você poderá conseguir taxas de juros melhores, pois o Cadastro Positivo pode influenciar positivamente seu Serasa Score.


Influência do Cadastro Positivo no Serasa Score 2.0

As instituições financeiras valorizam mais as informações das pessoas que têm o Cadastro Positivo ativo e pagam seus compromissos em dia. O Serasa Score 2.0 dá mais peso a esses dados no novo seu cálculo. Por isso, para conseguir uma pontuação de crédito melhor, é importante manter o seu Cadastro Positivo ativo.


Perguntas e respostas

A Serasa disponibilizou uma página com diversas perguntas e respostas que podem te ajudar. Veja algumas abaixo.

Meu score está oscilando. Devo me preocupar?

Oscilações de até 50 pontos são normais e não geram muito impacto. Para o mercado o que mais importa é o seu perfil financeiro, representado pela sua faixa de risco. Por isso, é mais importante entender a sua faixa e tentar continuar dentro dela – ou avançar para uma melhor – do que se preocupar com as oscilações. Confira as faixas de risco do Serasa Score 2.0 de acordo com a sua pontuação:

Classificação Serasa Score 2.0

  • Excelente: 701-1000;
  • Bom: 501-700;
  • Regular: 301-500;
  • Baixo: 0-300.

Ganhei pontos Turbo, mas meu Score caiu. Por quê?

O Score Turbo permite um aumento da sua pontuação por pagar dívidas específicas. Mas é importante lembrar que o Serasa Score 2.0 considera também outros dados e comportamentos, como consultas e dados do Cadastro Positivo. Você pode até ganhar pontos no Turbo, mas isso não impede que o seu score diminua por outros motivos, como muitas consultas de instituições financeiras em um curto intervalo de tempo.

Com o Serasa Score 2.0, meus pontos Turbo serão alterados?

Não, as regras para o Score Turbo da Serasa continuam iguais. A quantidade de Turbo disponível segue dependendo da faixa de score em que você está e os critérios para manter essas condições são os mesmos: não ter novas ofertas no Serasa Limpa Nome, não deixar de pagar o parcelamento do seu acordo caso tenha optado por esta modalidade, e não contrair novas dívidas junto ao Serasa e SPC Brasil.

Onde estão as informações do antigo Serasa Score?

O Serasa Score 2.0 é um diagnóstico da sua situação financeira atual. E, com chegada dele, a pontuação anterior deixará de ser considerada pelas instituições financeiras ao longo do tempo. Os dois modelos têm regras de cálculo diferentes. Por isso, não faz sentido uma comparação entre eles. Queremos que você saiba como o mercado de crédito enxerga o seu perfil hoje, com o Serasa Score 2.0, e não com base em informações desatualizadas. Daqui para frente, com a implementação desse novo método de cálculo, você poderá acompanhar a evolução da sua pontuação para entender se você vai progredir, continuar no mesmo perfil ou melhorar a sua saúde financeira com o passar do tempo.

Meu score caiu, e agora?

Descubra por que seu score caiu consultando grátis sua pontuação no site ou aplicativo da Serasa. Lá, você tem acesso ao histórico da sua pontuação e vê os principais motivos que estão fazendo seus pontos aumentarem ou diminuírem. Assim, fica mais fácil ajustar os comportamentos que estão prejudicando seu score.

Como aumentar o meu score?

É possível, sim, aumentar seus pontos por meio de algumas iniciativas. Porém, as ações para aumentar o score não têm efeito imediato. Existe uma lista de boas práticas para alcançar uma pontuação melhor: limpar o nome, pagar as contas em dia, ter os dados atualizados na Serasa e manter seu Cadastro Positivo ativo são algumas delas.


Comentário

As novas atualizações são importantes, visto que há uma valorização nos seus “bons hábitos financeiros”, como por exemplo, o pagamento de crédito que teve um incrível salto de 13,9% para 43,6% na composição do novo score.

Com isso, se você for um ‘bom pagador”, as instituições financeiras irão de te enxergar com bons olhos, facilitando a possibilidade de ter limites de créditos maiores, acesso a cartões superiores e outros benefícios.

Vale ressaltar que, de acordo com a Serasa, o Score 2.0 estará chegando nas próximas semanas para todo mundo. Caso seu score ainda utilize o cálculo anterior, em pouco tempo sua pontuação estará de acordo com os novos critérios.

Algum leitor já está no Score 2.0? Para mais informações sobre o assunto, clique aqui.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.