Após bloquear as reservas na Primeira Classe até novembro 2020, prorrogar esse bloqueio até fevereiro de 2021, estender até outubro de 2021, agora a Singapore Airlines aumentou ainda mais esse período e não está permitindo reservas nessa cabine até o final do calendário de reservas, em fevereiro e 2022. Com isso, para quem deseja viajar em uma cabine premium da companhia nas rotas operadas pelos Boeing 777-300, 777-300ER e Airbus A380, somente será possível reservar a Classe Executiva, nesse momento.
Vale registrar, inclusive, que esse bloqueio não se limita aos resgastes com pontos pelo Krisflyer. Mesmo para reservas em tarifas pagas, as cabines de Primeira Classe continuam bloqueadas, não obstante os voos tenham previsão de serem operados por aeronaves com as quatro classes de voo oferecidas pela Singapore, dentre elas a First Class/Suite.
Especula-se que isso se deve ao fato de que a Singapore, mesmo incluindo na escala as aeronaves com Primeira Classe – Boeing 777-300, 777-300ER e Airbus A380 – na prática tem usado basicamente seus Airbus A350 e Boeing 787, ambos sem cabines de Primeira Classe.
A medida, portanto, seria preventiva, para evitar que a possível persistência da baixa demanda, que torna antieconômico voar com os B-777 e A380 (sobretudo), traga o sério problema do cliente portar bilhete de Primeira Classe, de altíssimo custo, e a aeronave não oferecer a cabine.
Rotas afetadas
Confira abaixo a lista atualizada de rotas que contam com a First da Singapore. Atualmente, as reservas nas classes tarifárias “F” e “A” (referentes a Primeira Classe) estão bloqueadas, mesmo contando com aeronaves que possuem a cabine.
- Singapura – Auckland
- Singapura – Pequim
- Singapura – Brunei
- Singapura – Deli
- Singapura – Dubai
- Singapura – Frankfurt
- Singapura – Hong Kong
- Singapura – Jacarta
- Singapura – Londres
- Singapura – Los Angeles
- Singapura – Manila
- Singapura – Melbourne
- Singapura – Mumbai
- Singapura – Nova York (JFK)
- Singapura – Paris
- Singapura – São Francisco
- Singapura – Seul
- Singapura – Xangai
- Singapura – Sydney
- Singapura – Tóquio (Narita e Haneda)
- Singapura – Zurique
Foram removidas da lista as cidades Amsterdam e Canberra. A primeira será operada com o A350, que não conta com Primeira Classe, já a segunda não será mais atendida pela Singapore.
Pesquisando por passagens na Singapore
Como mencionamos antes, os bloqueios afetam tanto as emissões com milhas, quanto as reservas em tarifas pagas.
- Pesquisa com milhas no Krisflyer
Pesquisando passagens na rota entre Singapura e Frankfurt por milhas, no dia 22 de fevereiro de 2022, não há disponibilidade na Primeira Classe.
Olhando exatamente na mesma data, porém em Classe Executiva, a disponibilidade aparece.
Repare que os voos programados para a data, SQ-26 e SQ-326, são operados por A380 e B-777-300ER, respectivamente, ambas aeronoves equipadas com cabine de Primeira Classe.
- Pesquisa de passagem pagante
Como já relatado, o bloqueio não se restringe às emissões com milhas, conforme mostra a pesquisa abaixo, feita no próprio site da Singapore.
Perceba que dos quatro voos que aparecem para a data, o único em que é mostrada disponibilidade em Primeira Classe, é um voo em codeshare, que não é operado pela Singapore Airlines, mas pela Lufthansa.
Emitindo com programas parceiros
A Singapore só costuma liberar assentos em Executiva/Primeira Classe (em voos de longo alcance) para os clientes do seu próprio programa de fidelidade, o KrisFlyer. Apesar disso, há algumas exceções, como no MileagePlan, programa da Alaska Airlines.
Porém, repare que o site da companhia apresenta um aviso falando da falta de disponibilidade para emissão:
Outras companhias parceiras:
Apesar da Singapore fazer parte da Star Alliance, como a companhia não costuma liberar os assentos premium em voos de longo alcance para parceiros, não é possível realizar esse tipo de emissão com o TAP Miles&Go, por exemplo. Nesse caso, a emissão fica restrita a voos de curto e médio alcance.
A Primeira Classe da Singapore Airlines
Confira abaixo como é a Primeira Classe da Singapore Airlines nessas aeronaves:
- A380 (novos):
- A380 (antigos):
- Boeing 777-300ER (retrofit):
Reviews
Veja também nossos reviews na Primeira Classe da Singapore:
- Primeira Classe “Suites” no A380 da Singapore Airlines – Singapura para Auckland
- Primeira Classe “Suites” no A380 da Singapore Airlines – Hong Kong para Cingapura
- Primeira Classe da Singapore Airlines no Boeing 777-300ER
Aposentando aeronaves antigas
Lembrando que na semana passada a Singapore Airlines divulgou que vai aposentar 26 aeronaves que atualmente fazem parte de sua frota. A decisão foi tomada após uma revisão dos negócios da companhia, que chegou a conclusão de que os modelos são “excedentes aos requisitos da frota”. Entre os modelos estão sete A380 mais antigos, que representam 37% do total de 19 aeronaves desse modelo da companhia.
Comentário
Acaso você tenha planos de voar na Primeira Classe da Singapore, infelizmente isso não será possível, no mínimo, até o final de fevereiro de 2022. Vamos torcer por alguma mudança de cenário para que a companhia volte a liberar as reservas em First antes disso.
Por falar em Singapore, a companhia recentemente melhorou seu sistema de busca de passagens por milhas, incluindo de parceiras da Star Alliance. Com a mudança, ficou muito mais simples e rápido encontrar disponibilidade.
Alguém já teve a experiência ou tem planos de voar na Primeira Classe da Singapore?