fbpx

Singapura vai retomar o projeto de construção do Terminal 5 no Aeroporto de Changi

Notícias

Por Equipe

O projeto de expansão do Aeroporto de Changi, em Singapura, será retomado. O projeto prevê a criação de um quinto terminal no local, com capacidade para receber até 50 milhões de passageiros, e havia sido suspenso devido à pandemia.

changi-3

O anúncio veio do Ministro de Transporte de Singapura, S. Iswaran, que disse que a decisão foi tomada pela recuperação da demanda de viagens. “Dada a recuperação atual e projetada na demanda de viagens aéreas, temos um impulso renovado para garantir nossa capacidade de infraestrutura para crescimento”.


Sobre o Terminal 5

A construção do novo terminal faz parte do projeto de expansão de 1080 hectares, cerca de 667 campos de futebol, chamado de Changi East. A previsão é de que o novo terminal consiga atender 50 milhões de pessoas anualmente, aumentando a capacidade e o desenvolvimento de Changi.

O Terminal 5 é um projeto realizado pelo Changi Airport Group, pela Autoridade de Aviação Civil de Cingapura e pelo Ministério dos Transportes. Ele será conectado aos outros terminais do Aeroporto de Changi, facilitando a transferência entre diferentes terminais com eficiência operacional do aeródromo.


Algumas melhorias no Terminal 5

Expansão das pistas de pouso e decolagem

Com a construção do Terminal 5, é esperada uma expansão também nas pistas do aeroporto. A terceira pista existente, anteriormente usada apenas pelos militares, foi estendida de 2,75 km para 4 km para receber aeronaves maiores de passageiros e convertida para uso conjunto militar-civil.

Sob o programa de três pistas, quase 40 km de novas pistas de táxi também serão construídas para conectar a pista com o resto do Aeroporto de Changi. Este sistema de três pistas está programado para operacionalização nos próximos anos.

Expansão das instalações de cargas

As instalações de carga do Aeroporto de Changi, atualmente localizadas no Changi Airfreight Centre, serão expandidas para a Zona Industrial Leste de Changi (CEIZ), como parte do projeto de desenvolvimento Changi East.

A zona será desenvolvida para atividades de frete aéreo, expresso aéreo e manutenção, reparo e operações (MRO). Juntamente com o remodelado Centro de Frete Aéreo de Changi, as capacidades de manuseio do aeroporto aumentarão de 3 milhões de toneladas por ano para 5,4 milhões de toneladas por ano, quando o projeto estiver concluído.

Hub de carga mais inteligente

O futuro hub de carga aérea será mais inteligente, mais conectado e mais eficiente. O uso de dados e tecnologia com foco em automação reduzirá o tempo de processamento e melhorará a produtividade e a visibilidade da carga.

O planejamento estratégico da infraestrutura garantirá maior eficiência operacional, com faixas exclusivas para veículos autônomos guiados. O acesso direto a aeronaves cargueiros a partir de terminais de carga e expressos também acelerará os fluxos de carga.

Com a sustentabilidade ambiental e do local de trabalho em mente, o novo hub de carga aérea contará com equipamentos de manuseio ecologicamente corretos, comodidades convenientes e uma rede de transporte terrestre para o pessoal.

Além dessas melhorias, mais instalações, como auxílios à navegação, sistemas de iluminação de aeródromos e um quartel de bombeiros também serão construídas.


Nos últimos três anos, o número de passageiros no aeroporto caiu drasticamente, de cerca de 68 milhões em 2019, para menos de 12 milhões em 2020 e pouco mais de três milhões em 2021. Uma vez retomado, é previsto que as obras de construção do Terminal 5 comecem dentro de 2 ou 3 anos, com a data de conclusão para depois de 2030.

Ansioso para conhecer o novo terminal? Para mais informações, acesse o site do Changi East.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
4 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 na Conta Americana da Nomad!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.