fbpx

Smiles e Aeromexico: Bloqueio nítido de disponibilidade saindo do Brasil

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Eu não sei vocês, mas se tem uma coisa que eu acho um absurdo é a falta de respeito com os clientes em qualquer segmento de mercado/negócios, rs. [Não que seja o caso desta situação que vou narrar abaixo, mas é como estou me sentindo…]

Como vocês sabem eu estou em uma saga para gastar minhas milhas Smiles pois muitas delas irão vencer já que são oriundas de inúmeras promoções de bônus, etc. Dado à este fato, eu fico fuçando no site diversas horas por dia e vez ou outra encontro resgates que valem a pena e outras vezes eu encontro alguma “coisinha” (para não dizer outro nome) que me tira do sério.

Eu notei que a disponibilidade de voos da Aeromexico saindo do Brasil em 2018 simplesmente desapareceu para qualquer destino que a cia opere (salve a única exceção da Cidade do México que ainda é mostrada). Sim – você pode pesquisar qualquer data e qualquer destino (EUA / Mexico / Am. Central e Ásia) que o sistema não vai te mostrar nada.

Bom, aí já fiquei com a pulga atrás da orelha né? Afinal a AM tem uma presença ENORME nos EUA e uma malha gigante de voos para lá.

Então encarnei o Sherlock Holmes e comecei a investigar, e quando eu cismo com alguma coisa, ah, não tem quem tire da minha cabeça.

Vamos pegar por exemplo uma data esporádica entre São Paulo e Chicago dia 13/03/18. Notem que só aparece lugar com a Copa Airlines e Air Canada.

Inclusive no próprio filtro da busca, somente as duas estão selecionadas, vejam:

Até aí tudo bem, se eu fosse um usuário comum e leigo desistiria pois não tem o vôo na data que eu quero. Porém eu resolvi ir mais à fundo e pesquisar trecho a trecho, e claro – o que eu desconfiava se confirmou. Vejam com seus próprios olhos!

Milagrosamente aparece a Aeromexico se eu pesquiso somente o trecho GRU-MEX.

E se eu procuro pela conexão MEX-ORD, ele também mostra.

Ou seja, os vôos existem – mas o sistema está forçando o cliente a fazer 2 resgates gastando assim muito mais do que o necessário – neste caso 40.000.

Bom, mas vamos supor que seja um erro sistêmico por alguma razão – e vamos dar um voto de confiança ao programa. OK!

Mas algo ainda me dizia que tinha algo de errado por aí – fui mais a fundo ainda e resolvi pesquisar os mesmos voos saindo de outras cidades onde a Aeromexico opera na Am. do Sul – que não seja São Paulo.

Primeiro tentei saindo de Santiago em uma data qualquer 24/01/18, e pra minha surpesa:

Vôo com conexão montado pelo sistema perfeitamente e tarifando um valor só: 80.000 na Executiva.

Neste momento eu já estava pensando comigo mesmo: “Mas Fábio, ainda pode ser um erro, talvez algo momentâneo”.

Fiz então outra pesquisa – desta vez saindo de Buenos Aires dia 27/01/18 e pra minha surpresa:

Bom gente, se eu tinha alguma dúvida – acho que os prints e esta mini-investigação falam por si só né?

Eu não sei se este bloqueio de resgates está sendo feito pela Aeromexico ou pelo próprio Smiles – a única certeza que tenho é que ele existe – e as provas estão aí. Vale lembrar que não estou acusando ninguém de enganar os clientes – afinal pode ser uma falha sistêmica [o que eu acho difícil], mas é tudo muito suspeito não acham? Somente os vôos saindo de GRU não aparecerem disponíveis para montar conexões.

Enfim – para quem fala que eu pego no pé do Smiles – claro que sim – é o meu programa principal que uso para creditar vôos domésticos no Brasil já que praticamente só viajo de GOL aqui dentro pois é a cia que mais atende a minha cidade, Uberlândia. E em questão de benefícios elite, vantagens, facilidades, conforto a bordo, amenidades, aplicativo, etc… para os clientes Diamante voando GOL – eu acho ele MUITO bom sim – então as críticas que faço é porque sou usuário e gostaria de ser tratado com transparência. Em relação aos resgates nas parceiras – sem comentários – vocês já sabem o que eu penso – mas nos demais quesitos – não tenho o que reclamar do programa – honestamente falando mesmo.

Para concluir: Eu notei isto no início esta semana e no dia 27/12 eu cobrei uma resposta do Smiles, eles não me retornaram ainda com uma posição oficial (acredito que seja por causa do feriado também), então quando isto acontecer, faço questão de colocar aqui na matéria para vocês ficarem cientes do que realmente acontecer. Então vamos aguardar!

Agora cá entre nós – o que vocês acham disto?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.