A South African Airways anunciou que planeja retomar suas operações a partir do mês que vem. A companhia afirmou que o seu primeiro voo ocorrerá no dia 23 de setembro.
Histórico da South African Airways
Desde o ano de 2019, a South African Airways estava enfrentado uma delicada crise financeira que a obrigou a tomar decisões difíceis, como o cancelamento de alguns voos para economizar e otimizar a posição de caixa.
Desde então, a situação foi se agravando cada vez mais. Em fevereiro de 2020, foi anunciada a interrupção da rota Joanesburgo x São Paulo, decisão essa que foi postergada para o fim do mês de março do mesmo ano.
O aporte financeiro recebido pela companhia não foi o suficiente para normalizar a crise instaurada. Em março do ano passado, com o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, além de suspender as operações para o Brasil, a empresa suspendeu todas as suas rotas internacionais em resposta a uma proibição de viagens estabelecida pelo governo sul-africano.
A situação foi piorando cada vez mais por conta das restrições de viagens implementadas ao redor do mundo. Em abril de 2020 a companhia anunciou que pretendia demitir todos os seus funcionários, encerrando assim as suas operações.
No mês de novembro, em uma ação inusitada, a SAA chegou a leiloar papel higiênico, palito de dente e embalagens de comida, itens esses que eram considerados “excedentes” em seu estoque.
Desde então, a empresa passou por mudanças importantes em sua gestão, onde inclusive teve 51% da empresa privatizada. Agora, após um longo período de crise, a transportadora voltará aos céus novamente.
Sobre a retomada
De acordo com as informações divulgadas pela South African Airways, nessa fase inicial de sua retomada, a companhia vai operar voos de Joanesburgo para a Cidade do Cabo, Accra, Kinshasa, Harare, Lusaka e Maputo. A empresa também afirma que irá adicionar outros destinos em sua malha à medida que ocorre o aumento da demanda.
Veja abaixo o comunicado publicado nas redes sociais da companhia:
The wait is finally over. In just under a month, the striking and familiar livery of SAA will once again be visible in the skies as the airline resumes operations. The carrier has confirmed the first flights will commence on Thursday, 23 of September 2021. #FlySAA pic.twitter.com/6fkmL5z6Ym
— SAA – South Africa (@flysaa) August 25, 2021
Thomas Kgokolo, CEO interino da companhia aérea, afirmou que após meses de trabalho, a empresa está muito satisfeita com a retomada do serviço e que estão ansiosos para receber novamente seus passageiros. Além disso, o executivo garantiu que a SAA irá cumprir com todos os protocolos de seguranças relacionados à COVID-19.
As passagens para os primeiros voos de retomada da South African estarão à venda a partir de amanhã (26). As reservas através do Voyager [programa de fidelidade da companhia] e o resgate de vouchers de crédito de viagem estarão disponíveis a partir do dia 6 de setembro de 2021.
Estamos na torcida que a empresa consiga se reestabelecer no mercado e retome a rota entre Joanesburgo e São Paulo.
Algum leitor ansioso para voar novamente com a companhia sul-africana?