Depois de impedir a entrada de estrangeiros no país, o governo da Tailândia decidiu nesse sábado por banir todos os voos comerciais em seu território por três dias.
Segundo o Bangkok Post, a Autoridade de Aviação Civil da Tailândia anunciou que todos os vôos de passageiros foram proibidos de desembarcar no país para conter o surto do novo coronavírus. A proibição entrou em vigor no sábado (04) de manhã e vai até o final de segunda-feira, informou a agência em uma ordem publicada na sexta-feira.
Em resumo, a ordem proíbe todas as aeronaves civis de pousarem até o final de segunda-feira. As isenções incluem aeronaves do estado ou militares, pouso de emergência, ajuda humanitária, vôos médicos e de socorro, voos de repatriação e aeronaves de carga.
A medida ainda diz que qualquer pessoa que chegar em um voo que decolou antes da entrada em vigor do decreto precisará ficar em quarentena obrigatória por 14 dias após a chegada à Tailândia.
O decreto veio poucas horas depois de uma comoção no Aeroporto de Suvarnabhumi (BKK), quando mais de 100 cidadãos tailandeses chegaram de diferentes vôos na sexta-feira. Na ocasião, os viajantes foram surpreendidos com a notícia de que teriam de ir a um centro de quarentena do governo e, depois de muita discussão, foram permitidos fazer quarentena em suas casas.
Aeroportos na Tailândia
A Tailândia tem seis aeroportos internacionais, incluindo a capital Bangkok, que entrou em toque de recolher nessa sexta-feira. Além disso, o aeroporto da ilha turística Phuket deve ficar fechado até 30 de abril.
A medida do governo tailandês parece ser uma tentativa de tentar planejar o que fazer o que fazer com os seus cidadãos que continuam chegando aos aeroportos. Apesar de muitas voos já terem sido cancelados, algumas empresas que ainda estavam voando para o país, como a Qatar, agora tiveram de cancelar seus voos para os próximos dias.