A Tailândia se prepara para dar o seu maior passo no que diz respeito ao afrouxamento de restrições de viagem desde o início da pandemia. Segundo a Reuters, a partir do mês que vem o país vai reduzir sua quarentena obrigatória de 14 para 7 dias para quem foi vacinado e para 10 dias para quem ainda não recebeu um dos imunizantes disponíveis no mercado.
A medida será válida para estrangeiros de todo o mundo, exceto para viajantes provenientes da África devido a variantes que circulam no continente e preocupam o governo tailandês.
O teste negativo para a COVID-19 continuará sendo exigido e deve ser feito em até 72h antes do embarque. Curiosamente, a vacina precisa ser administrada até 3 meses antes da viagem. Essa condição, entretanto, penso que possa ser flexibilizada ainda este ano.
A notícia é muito positiva para brasileiros que usualmente não fazem viagens de curta duração para a Tailândia devido a distância. Sete dias de quarentena é aceitável e pode animar muitas pessoas – de fato, até dez dias (para quem ainda não tomou a vacina) é aceitável se outra ideia do governo for aprovada…
Três dias de quarentena e livre para curtir o hotel
Pouco antes da notícia acima ser ser veiculada, o Bangkok Post informou que uma proposta que visa permitir que visitantes estrangeiros deixem seus quartos para curtir o hotel após 3 dias do período de quarentena de [até então] 14 dias, seria submetida ao Centro de Administração da COVID-19 (CCSA).
Isso significa que turistas seriam obrigados a passar apenas 72h em seus quartos e então estariam livres para aproveitar a infra-estrutura oferecida pela propriedade até completar o período de quarentena.
A proposta inclui pelo menos cinco províncias consideradas como os principais destinos turísticos do país:
- Chiang Mai;
- Phuket;
- Krabi;
- Surat Thani;
- Chon Buri.
Com a decisão do Ministério da Saúde de reduzir o atual período de quarentena 14 para 7 dias (para vacinados) e 10 dias (para não-vacinados), não se sabe se este “novo plano para quarentena em hotéis e resorts” será aprovado.
Atuais requisitos de viagem
Desde o fim do ano passado brasileiros estão liberados para viajar para o país localizado no sudeste asiático. Veja os atuais requisitos de viagem:
- Quarentena obrigatória 14 dias em um dos hotéis listados pelo governo (a partir de abril 7 dias para vacinados e 10 dias para não-vacinados):
- Certificado de Entrada (Thailand’s Certificate of Entry), veja como emiti-lo online gratuitamente;
- Certificado de Vacinação contra a febre amarela (um requisito pré-COVID), veja como emiti-lo online gratuitamente;
- Teste do tipo RT-PCR para a COVID-19 feito até 72h antes do embarque;
- Atestado médico que comprove que você está em condição de viajar (via em inglês);
- Seguro viagem de no mínimo US$100.000,00 com cobertura para o coronavírus.
Depois de outubro, se a Tailândia conseguir imunizar 70% do grupo de risco e profissionais de saúde, poderá haver novas flexibilizações, incluindo a suspensão da quarentena por completo. A campanha de vacinação dos próximos sete meses será decisiva para que isso possa acontecer.
Comentário
Enquanto boa parte da Ásia mantém um rígido bloqueio de viagens, a Tailândia segue com o seu plano de liberar a entrada de turistas sem grandes restrições. A nova exigência de “apenas 7 dias de quarentena” para estrangeiros – incluindo de territórios considerados epicentros do coronavírus (como o Brasil e os EUA) – pode viabilizar uma possível retomada do turismo, atividade vital para a economia do país.
O sucesso no controle da propagação da COVID-19 levou a Tailândia a registrar 85 mortes até hoje. As restrições de voos e fronteiras, no entanto, provocaram perdas de emprego e interrupção de negócios. O país vive sua mais profunda crise econômica em mais de duas décadas.
Com 7 [ou 10] dias de quarentena e estando livre para curtir o hotel a partir do 3º dia você visitaria a Tailândia?
Com informações, Reuters e Bangkok Post.