Devido a fusão com a LAN, a TAM pode ter que deixar sua aliança aérea, a Star Alliance. Pois de acordo com resolução 37 do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) do Chile, a LATAM deverá renunciar, em no máximo 24 meses, à uma das alianças globais – ONEWORLD, atual LAN e STAR ALLIANCE atual TAM.
Além disso, o que nos faz crer que a TAM sairá da Star é que há uma resolução também que estipula que “em nenhum caso (a LATAM) pode pertencer a mesma aliança na qual o grupo Avianca/Taca é membro ou associado, ou está em processo de associação” . Ou seja, o grupo Avianca/Taca já anunciou seu plano de adesão à Star Alliance e ambas as companhias do grupo devem se juntar à aliança em 2012.
Depois das condições impostas, tanto a LAN como a TAM afirmaram que irão estudar a decisão da corte chilena antes de tomar qualquer tipo de decisão.
Poxa, ficarei super decepcionado se a TAM deixar mesmo a Star. Os beneficios que temos com ela sao diversos, alem da mesma ser a maior aliança global com as melhores cias do mundo. Tenho certeza que o Brasil vai perder muito caso a TAM renuncie a Star e se renda a Oneworld. O hub da América Latina que a Star Alliance possui hoje é totalmente dominado pela TAM, ou seja, caso isto mude, as conexoes para destinos internacionais passarao por outros países da America do Sul, como Colombia.
O que me deixa mais confuso é, como que a TAM já sabendo da possivel fusao com a LAN (ja que eles ja mantinham essa conversa durante anos devido a amizade das duas familias) investiu, gastou e reformou toda sua estrutura para entrar na Star Alliance para depois de 2 anos sair da mesma? Reformulou material grafico, sistema de reservas, integração de programas de fidelidade, pintou aeronaves, etc.. Não é possivel que tamanho investimento era para ser algo tao curto.
Torço para que as duas empresas continuem com suas respectivas alianças ou até mesmo a LAN mude para a Star Alliance.
E voces o que acham?