fbpx

TAP Victoria resolveu renomear a taxa de combustível para outro nome

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

Gente, eu morro e ainda não vejo tudo, rs. Um leitor aqui do site resolveu me alertar que a TAP Victoria resolveu RENOMEAR por conta própria a taxa de combustível nos bilhetes emitidos saindo do Brasil.

Fazendo uma simulação de um trecho entre Belém e Lisboa no dia 31/07/18, vejam:

Agora a taxa de combustível se chama “Complemento Miles&Cash”, vocês acreditam nisso?

Aliás, quero deixar claro um ponto aqui – geralmente 99% das vezes o YQ e YR é taxa de combustível, mas ela também pode ser qualquer outro custo (surcharge) extra para cobrir despesas do transporte aéreo como taxas de pouso/decolagem/imigração que a cia aérea tem, etc (e que não é de responsabilidade do passageiro – teoricamente). Caso não esta receita não seja usada para isto – é lucro certo para a cia aérea já que a tarifa no caso de milhas é sempre zero.

Lembrando que taxas de embarque não tem nada a ver com isto, e realmente são devidas e temos que pagar.

Resolvi desmembrar a tarifa para pegar os custos, e olha quem aparece ali com o nome real da despesa!

Por isto a cia agora diz que os bilhetes em milhas emitidos saindo do Brasil terão desconto de até 17%, ou seja, uma forma de compensar. Mas neste caso, o desconto foi de 2.500 milhas (valor até ontem era 50.000), ou seja, você está pagando 170EUR por 2.500 milhas. OI?!? Onde eles estão com a cabeça?

Agora, me pergunto – a cia pode fazer isto? Não entendo muito de termos legais – mas pelo meu pouco conhecimento a TAP está camuflando um custo para não ser responsabilizada e assim atribuindo outro nome à ele.

Alguém pode contribuir?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.