fbpx

Hotel Transamérica Comandatuba: ótimo custo x benefício para famílias

Notícias Promoções

Por Alexandre Zylberstajn

Tradicional conhecido das famílias brasileiras, o Hotel Transamérica Comandatuba continua sendo uma boa opção em termos de custo x benefício para quem procura um resort para comer bem, descansar e, sobretudo, entreter as crianças! A recreação infantil é sem dúvida uma das estrelas do hotel.

Outro fator positivo a considerar é que o hotel passou a ser all inclusive, mas não desses que não dá nem vontade de tocar na comida junk, todo dia igual. Muito pelo contrário: come-se MUITO bem, obrigado. E o tempo TODO!

Por outro lado, construído na década de 80, ele sente um pouco o efeito do tempo: há uma renovação em andamento, o que significa que alguns quartos já foram modernizados – mas outros pontos relevantes, como a enorme piscina, ainda não foram tocados, o que é bastante perceptível.


A localização 

O hotel está situado na ilha de Comandatuba, a 80km ao sul de Ilhéus. A ilha, que possui 21km de praia, abriga basicamente o Transamérica e algumas poucas casas de pescadores – o que garante uma orla semi-deserta :).

praia de comandatuba


O trajeto

A melhor opção de aeroporto para chegar à ilha é o de Comandatuba (sigla UNA) – porém, há apenas voos fretados para lá. Algumas agências (e o próprio hotel) costumam vender pacotes que incluem esse voo, mas as datas são bastante restritas e os preços, salgados. A maravilha dele é que a operação que a Latam organiza deixa suas malas na recepção do hotel na chegada e, no retorno, basta etiquetá-las outra vez no check-out para vê-las novamente apenas na esteira de bagagens de Congonhas. É super conveniente!

A alternativa é chegar por Ilhéus (IOS) e encarar 1:30 de transfer até a balsinha que te leva para a ilha (o hotel oferece transfer diário já organizado com a balsa).

Rota de Ilheus a Comandatuba

Por Ilhéus é necessário pegar um transfer de 1:30

A travessia de balsa demora em torno de 7 minutos.

Balsa para Comandatuba

Balsa para Comandatuba

E você já chega no porto do hotel, de onde pega um trenzinho até a recepção.


A infra do hotel

O Transamérica Comandatuba é um mundo: você encontra literalmente de tudo ali. São milhares de km quadrados de hotel, recheados de áreas de esporte, lazer e entretenimento. Só fica parado quem for para lá com esse intuito!

Há uma enorme piscina central e outra na “Casa das Crianças”; quadras de futebol, de tênis, de vôlei de praia, de squash, poli-esportiva e campo de golfe; cozinha e espaço bebê, brinquedoteca, viveiro e a Casa das Crianças; centro de eventos, circo, pintura em seda, arco e flecha; health club, spinning e fitness center; quadriciclos, bicicletas e minibugues; spa; bares e restaurantes, restaurantes e mais restaurantes; manguezal; praia, praia e mais praia, com toda a infra de cadeiras e guarda-sóis, além de serviço de bebidas.

Dito isso, é fácil perceber que não falta o que fazer por ali. Essa é uma das vantagens do Transamérica Comandatuba: diferente de outros hotéis de praia, ainda que você pegue uns dias de chuva, tem opção suficiente pra se entreter e entreter a criançada. 🙂

De forma geral, tudo é mantido em bom estado, apesar da idade do hotel – devendo a administração focar na revitalização da mega piscina como prioridade número 1: o piso é de um tipo de borracha que está solto em algumas partes, passando uma sensação de velho e gasto.

Por fim, se perguntarem “o que falta”, eu diria que a brinquedoteca poderia ser BEM melhor e poderiam criar um “espaço bebê” separado de verdade, em que as famílias e babás pudessem ficar tranquilas com os menores de 1 ano (que geralmente são muitos!).


As acomodações 

Existem 3 tipos de acomodações no Transamérica Comandatuba:

  • Apartamentos: ficam todos num “corpo central” do hotel, o qual também abriga o restaurante principal, a recepção, as piscinas e a brinquedoteca. Digo isso para entenderem o tipo de “vai e vem” e de barulho que há nessa área que, ao mesmo tempo, é bastante conveniente para quem está com crianças. Os apartamentos são bem espaçosos, com um mínimo de 31m2 + varanda, e com decoração simples mas aconchegante. É possível ficar em 3 adultos ou 2 adultos e 2 crianças confortavelmente.
  • Suítes: também na mesma localização, as suítes possuem uma limitação de hospedar apenas 2 adultos. Com ainda mais espaço que os apartamentos, chegam a 70m2 com quarto e sala na configuração “luxo” – a qual possui um perfil bem de casal. Dito isso, algumas podem ser conjugadas com os apartamentos, gerando uma sensação de casa para a família toda.
  • Bangalôs: descritos pelo hotel como chalés de praia, os bangalôs são casinhas espalhadas pelo jardim – o que gera uma privacidade e tranquilidade muito maiores. Por outro lado, podem ficar um tanto quanto distantes do corpo central, sendo necessário caminhar até 500 metros ou aguardar pelo trenzinho que dá uma carona até a recepção. Há 4 tipos de bangalôs, os quais hospedam 2, 3, 4 ou 6 pessoas.

O que todas as acomodações têm em comum são ar-condicionado, wi-fi, frigobar que também entra no esquema all inclusive com reposição diária e TV a cabo. Os amenities são “da casa”, ou seja, sem marca conhecida – mas utilizamos todos e são OK.

A decoração lembra uma casa de praia rústica, com muito junco e madeira. Não espere nada de luxo nem de design – mas conforto e espaço são garantidos. Alguns quartos possuem banheira – caso deseje uma, cheque com o hotel quais possuem antes de fazer sua reserva!

 

 


O serviço

Por ser um resort bem grande, tudo no Transamérica Comandatuba é feito de forma a minimizar os tempos de espera e agilizar o atendimento, com bastante padronização.

O check-in foi super rápido, pois o hotel já deixa as chaves e a papelada de cada hóspede separados por ordem alfabética em uma mesa enorme na recepção. Assim, basta você encontrar o seu “kit” e já pode seguir para o quarto. Se por acaso faltar alguma informação necessária ao hotel, você pode preencher com calma e devolver para a recepção depois. É tudo bastante eficiente nesse sentido.

O serviço ao redor do hotel foi sempre muito cordial e bastante ágil, dado o tamanho do complexo e considerando que estava bastante cheio. Tanto na recepção, quanto no concierge, nos restaurantes, na piscina, na praia e nas atividades espalhadas pelo Transamérica Comandatuba, fomos bem tratados e atendidos no que solicitávamos.

O check-out foi igualmente eficiente: como fomos com o pacote semanal fechado, com aéreo fretado incluído, recebemos as instruções padrão de deixar as malas do lado de fora do quarto até 12:00, fechar a conta na recepção e estar prontos às 14:00 para a saída rumo ao aeroporto de UNA.

Acredito que não haja muita flexibilidade em relação ao horário de check-out nesses casos de pacotes, pois todos chegam ao mesmo tempo e vão embora ao mesmo tempo – mas não custa tentar (algo que não fizemos)!


As refeições

Comer, comer e comer: esse deveria ser o lema do Transamérica Comandatuba! É simplesmente impossível passar fome por lá, ainda mais agora que é all inclusive.

O hotel possui nada menos do que 8 restaurantes, sendo 4 temáticos (pizzaria, japonês, mediterrâneo e baiano), o principal (onde todas as refeições são servidas), o de crianças, o da praia (que todo dia serve petiscos e comidinhas no horário do almoço) e um de lanches, que funciona só no fim da tarde.

No restaurante principal, as refeições são sempre em estilo buffet, com bastante opção. No café da manhã há diversos tipos de pães, doces e salgados, frios, frutas até falar chega, tapioca, ovos, omeletes, bolos, cereais, bebidas quentes etc etc etc. Não consigo pensar em nada tradicional de café que o Transamérica Comandatuba não ofereça! Rs… O café em si é do tipo coado – mas saiba que você também pode pedir expresso se preferir. E a fila para pegar os ovos e tapiocas nunca chega a demorar muito (quer dizer, pelo menos às 7 da manhã, quando a gente abria o restaurante! Rs).

Os almoços podem ser feitos ou nesse mesmo restaurante ou no restaurante da praia. No principal, há sempre opções de massas, uma carne, um peixe, legumes e vegetais, uma mesa de salada com muita opção, pães, uma estação de grelhados e uma estação de “pratos do dia” que costumam ser mais elaborados (como uma moqueca, um arroz de pato, uma costela… e por ai vai!). Ah, e tem sobremesa pra ninguém colocar defeito! O pudim de leite sempre foi nosso favorito.

Já na praia são servidos mais petiscos e besteirinhas ou coisas fáceis de comer sem ter que obrigatoriamente sentar numa mesa. Muita gente pega um prato de batata frita e iscas de peixe e leva para as cadeiras da piscina – eles são bem tranquilos quanto a comer ao redor do hotel.

No meio da tarde, como se já não houvesse comida suficiente por todos os lados, é servido um “chá da tarde” com direito a lanchinhos doces e salgados. E na copa dos bebês há sempre frutas disponíveis, caso alguém queira dar uma banana ou uma maçã para o filho.

No jantar, além do restaurante principal (que repete o esquema do almoço), é possível reservar um dos 4 restaurantes temáticos do hotel. Para quem fecha o pacote de 1 semana, há dois vouchers que podem ser utilizados para dois jantares diferentes de sua escolha. É imprescindível fazer reserva para ir nos restaurantes temáticos.

Tendo jantado em todos eles ao longo das últimas estadias, recomendo o baiano e a pizzaria. O japonês e o mediterrâneo são mais OK… Eles fazem o papel de proporcionar uma experiência diferente, mais exclusiva, silenciosa e a la carte. Só não vá com pressa, que eles podem demorar um pouquinho. 😉

Lembrando que o all inclusive inclui bebidas (tem até água de coco, apesar de não ser servida no coco) e alcoólicos também. Há 4 bares no hotel que servem drinks, inclusive um deles na piscina (o deck bar), e, apesar de não ser nada top de linha, provamos diversos deles e todos estavam muito gostosos. A caipirinha de caju foi a estrela :). Já os vinhos que acompanham as refeições são bem OK – motivo pelo qual acabamos pedindo o menu e pagando por nossa própria garrafa.

Ah, e tem também sorvete! 🙂 Tanto um carrinho da La Basque, quanto uma “praça do sorvete”, com sorvete de massa.


O lazer e o entretenimento

  • Praia: deliciosamente vazia, a praia do Transamérica Comandatuba é excelente para famílias com crianças. Há cadeiras e guarda-sóis espalhados, com serviço que te traz o que você pedir – além de uma estação fixa com água, água de coco e suco. Há também um bau cheio de brinquedos de praia para os pequenos (pá, balde, peneira, forminhas etc). Na minha opinião, os únicos dois defeitos são: 1) os guarda-sóis, fixos nas posições, acabam ficando muito baixos – sendo impossível ficar confortável embaixo deles; e 2) a maré tende a ser alta durante a manhã.
  • Piscina: conforme já dito, a piscina principal precisa de uma revitalização com urgência. O piso parece ser o original, emborrachado e já solto em algumas partes. Fora isso, ela é enorme e agrada a todos os gostos: há áreas mais rasas, outras mais fundas; degraus para as crianças ficarem; raias para quem quiser nadar; pontes para passar embaixo, cachoeiras e até toboágua! Os pequenos adoram! Só acho que durante o mês de Julho, quando costumamos ir, a temperatura não está quente o suficiente para aquecer a água da piscina, e fica impossível de entrar 🙁 . Sentimos falta de um pedaço ou de uma piscina menor aquecida.
  • Esportes: com campos para todos os tipos de esporte, é possível praticar de futebol e vôlei de praia a squash e golf! 🙂 Há também aulas de arco e flecha, circo, spinning, funcional, ginástica e dança, hidroginástica, corrida na ilha etc etc!
  • Aluguéis: o hotel oferece diversas atividades extras pagas, sobretudo náuticas, que incluem: jet ski, boia inflável, jet boat, esqui aquático, wakeboard, caiaque, SUP, surfe, bicicleta e quadriciclo.
  • Passeios: há uma central de passeios no hotel que pode organizar o que você quiser na região. Os passeios de barco são sem dúvida os mais solicitados.
  • Recreação infantil: estrela do hotel, a equipe de monitores proporciona diversão garantida para todas as idades, a partir dos 4 anos. As crianças são separadas (de 4 a 6 anos, de 7 a 9 e de 10 a 12) para a realização de atividades de acordo com a faixa etária. A infra do hotel ajuda: a casa das crianças possui piscina infantil, quadra esportiva, sala de jogos e videoteca; a sala de jogos é cheia de videogames; há o cantinho do bebê (que pra bebê não tem nada na verdade! Rs) com piscina de bolinhas e alguns brinquedos maiores; além de todas as outras opções de atividades já comentadas. Os pais podem ficar despreocupados que às vezes a programação se estende até às 22:00!


O Spa

O Spa Comandatuba by L’Occitane foi o primeiro da marca francesa em resorts no Brasil e oferece todos os tratamentos deliciosos típicos de seus spas. São 6 salas para banhos e outras 6 para tratamentos secos. Há também uma piscina linda na área externa.

Se quiser fazer algum tratamento, sugiro agendar logo na chegada: o spa é bastante concorrido e os hóspedes são muitos!

 

O menu com preços dos tratamentos:


As curiosidades

  • Há sempre pacotes disponíveis para ir ao Transamérica Comandatuba; muitos deles com o aéreo para o aeroporto vizinho (UNA). É o típico destino que vale à pena consultar uma agência de viagens antes de sair reservando;
  • O hotel disponibiliza brinquedinhos na praia, como balde de areia e afins, para as crianças. Não precisa levar!;
  • É possível contratar uma babá de uma associação parceira do hotel para passar o dia com os bebês ou com as crianças que não vão ou não gostam da monitoria. O valor é bem razoável e a qualidade do serviço muito boa no geral. É super comum a contratação de babás no hotel – você as encontra por todos os lados :).
  • Se não quiser levar seu carrinho de bebê, é possível alugar no hotel. Os demais ítens, como berço e banheirinha, devem ser solicitados quando fizer a reserva e não possuem custo extra.
  • O hotel realiza eventos de todos os tipos – até casamentos!
  • O Transamérica Comandatuba possui uma preocupação socioambiental, com diversas iniciativas para minimizar o impacto do hotel na natureza.

O que poderia melhorar?

  • Renovar a piscina;
  • Criar um espaço realmente para bebês, separado do caos da criançada no atual espaço teoricamente destinado aos menores;
  • Ter algum tipo de isolamento acústico nos quartos, pois é possível escutar o que acontece há muitos metros de distância. Alternativamente, algum tipo de lembrete aos pais de fazerem silêncio ao passar pelos corredores dos quartos já poderia ajudar: nas últimas vezes em que estivemos com bebê, que dorme cedo, a gritaria no corredor era tanta que de tempos em tempos nosso pequeno acordava chorando. Essa questão é normal em resorts grandes.

O Veredito

O título desse post resume bem nossa opinião: o Transamérica Comandatuba é uma ótima opção custo x benefício para famílias sobretudo. Não consigo pensar em um casal que curte o silencio amando a estadia como eu, pois as crianças obviamente fazem uma deliciosa confusão por todos os lados :). É preciso “entrar no clima” com toda a farra nos corredores, correria no restaurante, “bombas” na piscina e assim por diante!

As opções de entretenimento são sobretudo ótimas para crianças um pouco maiores, que já ficam com os monitores e se divertem com tantas aulas e atividades. Ainda assim, fui 2 anos seguidos com meus filhos menores de 2 anos e aproveite!

O valor das estadias varia (muito) de acordo com a época do ano e momento da reserva. Na Blackfriday é possivel reservar uma semana em baixa temporada por cerca de 13 mil reais 2 adultos + 2 crianças com aéreo incluído, já no reveillon e férias de janeiro o valor é bem maior.


PROMOÇÃO REVEILLON 2019

A boa notícia é que conseguimos uma condição especial para leitores do Passageiro de Primeira que ainda não reservaram o reveillon de 2019!

Se você ainda não reservou seu ano novo, não deixe de considerar Comandatuba como destino – Ainda dá tempo! Em cima do menor peço divulgado, conseguimos 15% de de desconto extra para vocês, inclusive no aéreo fretado saindo de SP. Para tanto, basta mencionar na central de atendimento ou direto site do hotel o promocode DEPRIMEIRA2019 🙂 

Os demais detalhes e condições estão no site do hotel. Clique aqui para acessar diretamente o site do hotel.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.