O Tratado de Schengen é um acordo entre diversos países europeus relacionado a uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os participantes. Através dele as pessoas podem circular dentro dos países, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras.
Nós brasileiros não necessitamos de visto para entrar em qualquer um dos países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, desde que a visita seja a turismo e não ultrapasse o limite máximo de 90 dias.
Porém, é necessário portar um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 Euros (ou o equivalente em dólar) para casos de acidentes, doenças e outras emergências, o chamado seguro Schengen.
Quais países fazem parte do Espaço de Schengen?
Os países que fazem parte do Espaço de Schengen onde é necessário portar o seguro são:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Listenstaine, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Seguro através do cartão de crédito
Sabendo desta exigência, muitos cartões de crédito oferecem gratuitamente a emissão de uma apólice que cobre a exigência. Na maioria dos casos, quem emite o seguro é a bandeira do cartão e não o banco emissor.
Para facilitar, fizemos uma lista dos principais cartões e os links para emissão do seguro. Confira!
Mastercard Black – Clique aqui para emitir
Mastercard Platinum – Clique aqui para emitir
Visa Infinite – Clique aqui para emitir
Visa Platinum – Clique aqui para emitir
Elo Nanquim – Clique aqui para emitir
Elo Grafite – Clique aqui para emitir
Apesar desta obrigação, muitas vezes na imigração não é nem solicitado que você mostre a apólice. De qualquer forma, recomendamos que você sempre emita para evitar qualquer contratempo em sua viagem. Sugerimos também que leiam os termos e regras de seu cartão. Eles são diferentes e sempre mudam.
Alguém já teve que apresentar a comprovação do seguro ao entrar em um desses países? Conta para nós como foi!