fbpx

TRF determina ação conjunta nos aeroportos brasileiros

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Uma decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região devolveu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a competência para atuar e fiscalizar as áreas restritas dos aeroportos em relação ao novo coronavírus. De acordo com o comunicado da própria Anvisa, tal atribuição havia sido ameaçada, mas com a suspensão das liminares a Agência volta a desempenhar suas atividades de fiscalização nas aeronaves, nas áreas de embarque e desembarque e nos demais locais de acesso restrito nos aeroportos.

As liminares à qual o comunicado se refere são aquelas que permitiam que os estados da Bahia e do Maranhão implementassem barreiras sanitárias em seus aeroportos. Na Bahia, por exemplo, o governador Rui Costa determinou a verificação de passageiros em voos advindos do Rio de Janeiro e de São Paulo. A decisão da desembargadora Maria do Carmo Cardoso em derrubar tais liminares levou em conta a nota técnica 30/2020 publicada pela Anvisa no dia 20/03 que desaconselhava o uso dessa medida.

De acordo com essa nota técnica, a barreira baseada somente na medição da temperatura dos passageiros não é eficaz, uma vez que os estudos publicados até o momento mostram que a transmissão do vírus pode ocorrer mesmo durante o período em que o portador esteja assintomático. Assim, é possível que passageiros com a temperatura normal no momento da chegada estejam infectados, porém não serão identificados por esse método, além da medição gerar filas e aglomeração de pessoas. A nota ainda coloca que “as estratégias focadas na abordagem de voos provenientes de áreas afetadas podem ser mais efetivas e podem envolver gasto mais eficiente de recursos”.

A Anvisa destaca que as autoridades de saúde dos estados e do Distrito Federal poderão desenvolver ações suplementares nas áreas comuns dos terminais aeroportuários, além daquelas que a agência já vem realizando nas áreas restritas. A decisão do TRF ressaltou a necessidade de articulação entre os governos estaduais e a Anvisa para a contenção da pandemia do Covid-19.


Triagem de Casos Suspeitos

Conforme a Nota Técnica 30/2020, os estados, o Distrito Federal e os municípios que tenham interesse em aplicar o controle de temperatura como método de triagem poderão fazê-lo nas áreas públicas do aeroporto, de forma complementar às ações da Anvisa, e devem observar as seguintes orientações:

  • Executar a medida garantindo pessoal e meios próprios para realizar a ação de triagem, avaliação clínica e encaminhamento dos viajantes à unidade de saúde.
  • A triagem deve ocorrer fora das áreas de acesso restrito do aeroporto.
  • A medida deve ser pactuada com a administradora do aeroporto.

Por fim, a Anvisa esclareceu que as equipes da Agência, o posto médico e as ambulâncias dos aeroportos estão atendendo os viajantes de acordo com o Plano de Contingência.


De forma bem resumida…

O que foi determinado é que a Anvisa é responsável pelas ações nas áreas restritas dos aeroportos (lado-ar), tais como interiores de aeronaves e áreas de embarque e desembarque. Já as estratégias de contenção da contaminação pelo vírus nas áreas públicas dos terminais podem ser realizadas pelas autoridades de saúde municipais, estaduais e do Distrito Federal, de forma suplementar, em consonância com as administradoras dos aeroportos e seguindo as orientações da nota técnica 30/2020.

Hotéis com Desconto + Selos
Hotéis com Desconto + Selos
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 30 de abril de 2022!
Seguro Viagem com Desconto
Seguro Viagem com Desconto
Desconto especial no seu Seguro Viagem!
Hotéis com Desconto
Hotéis com Desconto
8% de desconto em estadias até 31 de março de 2022!
Compras com Desconto
Compras com Desconto
5% de desconto em itens vendidos e entregues pelo Magalu!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.