fbpx

TudoAzul abandona tabela fixa para resgate nas cias parceiras e introduz precificação dinâmica

Programas de fidelidade

Por Fábio Vilela

O TudoAzul nos informou hoje que o resgate para as cias parceiras United, Copa e TAP não terão mais valores mínimos e fixos de tabela.

De acordo com a empresa, agora os clientes terão a possibilidade de fazer os resgates online utilizando a ferramenta do Interline que agora mostra diversas outras cias, e não somente as parceiras.


Nova ferramenta

O mecanismo de busca está disponível online e pode ser acessado por este site.  [Esta ferramenta já existia – inclusive já falamos dela aqui – mas aparentemente foi remodelada]

Classe Econômica

Fizemos algumas simulações e encontramos valores bem interessantes para classe econômica, vejamos:

De Lisboa p/ Londres encontramos trechos por 1.100 pontos – que se fosse emitido pela tabela antiga seria 15.000 –  uma economia considerável!

Já um trecho entre Boston e Frankfurt (conectando em Washington) que antes custava 45.000 em econômica agora é possível encontrar por 12.100.

Classe Executiva

Já para a classe executiva os valores saindo do Brasil estão mais altos se compararmos com a tabela fixa antiga.

Neste resultado o sistema mostrou um voo(só de ida) da Avianca Colombia de São Paulo p/ Miami por 133.400 em business class. O valor fixo pela tabela da United seria 100.000.

Vejam os detalhes do trajeto:

Já em voos da Europa p/ o Brasil em executiva encontramos opções com a TAAG, Air Europa, Iberia, Turkish, entre outras.

Levando em conta que o valor com a TAP fixo era de 95.000 – os valores mais que duplicaram!

Ao que tudo indica, o programa utiliza o valor da passagem pagante e converte em pontos para assim efetuar o resgate. Com isto alguns resgates que simulamos em econômica ficaram mais baratos, mas em compensação os de executiva subiram consideravelmente em determinadas rotas, já que é baseado no preço pagante da passagem. Como as tarifas agora variam conforme antecendência, a disponibilidade consequentemente ficou maior.

Mas a intenção da empresa é que as “tarifas awards”, que geralmente são as mais baratas e que “costumam” ter pontuação fixa, também sejam integradas no sistema posteriormente.

Como eu não tenho pontos no programa não sei quanto fica as taxas de embarque nestes exemplos, mas em se tratando de tarifas pagantes, vale a pena salientar que a taxa de combustível pode aumentar e muito o valor extra a ser pago, já que as cias que adotam esta prática usam a tarifa base bem baixa – que no caso é a que está sendo mostrada e convertida aqui em pontos.


Tabelas antigas

Abaixo seguem os valores das tabelas fixas antigas:

Voando United

Voando Copa

Voando TAP


Nossos questionamentos

Questionada sobre a mudança o TudoAzul respondeu: “… O que criamos foi uma ferramenta para o cliente fazer o resgate online com mais disponibilidade e tarifas mais baratas…”

Ainda perguntamos sobre o fato do aviso prévio não ter sido feito, e nos foi informado que  “… estamos em soft launch e a comunicação está sendo gradativa para clientes com viagem marcadas…”

Para quem já tiver feito emissões usando a tabela fixa, pode ficar tranquilo pois caso queira alterar sua passagem o bilhete ficará “…sujeito as regras da tarifa que foi resgatada…”

Por fim perguntamos se pelo Call Center ainda é possível utilizar o modelo antigo, e nos falaram que “… Manteremos os resgate no call center pelos próximos 30 dias a partir de hoje (até 15/07)…”


Considerações finais

O fato de poder realizar emissões online é um grande diferencial, assim como ampliar o leque de parceiras – algo que já existia de forma mais tímida no TudoAzul.

Porém, a falta de um aviso prévio oficial de forma geral e com um prazo maior, acaba prejudicando quem tinha intenção de realizar as emissões usando a tabela fixa das parceiras a longo prazo, portanto não foi uma atitude “justa” com os usuários.

Alguém aí tinha algum resgate em mente que estava planejando fazer usando a Copa, United ou TAP?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.