Boa notícia! A Turkish Airlines anunciou que, a partir de 4 de dezembro de 2024, vai começar a operar voos de Istambul (IST) para Sydney (SYD), via Kuala Lumpur (KUL). Os passageiros poderão contar com o serviço 4 vezes por semana. Saiba mais!
Novos voos para Sydney
A Turkish anunciou que vai lançar voos de Istambul (IST) para Sydney (SYD) via Kuala Lumpur (KUL), a partir do dia 4 de dezembro de 2024. O serviço estará disponível 4 vezes por semana, seguindo a seguinte programação:
Istambul (IST) x Kuala Lumpur (KUL)
Voo: TK174
Partida: 15h15
Chegada: 6h20 (+1)
Frequência: segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado
Kuala Lumpur (KUL) x Sydney (SYD)
Voo: TK174
Partida: 7h40
Chegada: 18h30
Frequência: segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira, sábado
Sydney (SYD) x Kuala Lumpur (KUL)
Voo: TK175
Partida: 20h40
Chegada: 1h55 (+1)
Frequência: terça-feira, quinta-feira, sexta-feira, domingo
Kuala Lumpur (KUL) x Istambul (IST)
Voo: TK175
Partida: 3h55
Chegada: 10h15
Frequência: terça-feira, quinta-feira, sexta-feira, domingo
Para a rota, a Turkish vai utilizar um Airbus A350-900, cobrindo uma distância de quase 15.000 km no total, sendo o primeiro trecho percorrendo uma distância de 8.300 km e o segundo 6.600 km.
Voos sem escalas para a Austrália em breve
Apesar de voar para diversos países, a Turkish ainda conta com uma lacuna na rede no Pacífico Sul. Para suprir essa necessidade, em março desse ano, a companhia aérea adicionou seu primeiro serviço para a Austrália, com voos de Istambul para Melbourne via Cingapura. Com isso, a rota para Sydney é a segunda para o país.
Para a operação, a empresa está usando um de seus serviços já existentes de Istambul para Kuala Lumpur, que permanece inalterada, com 14 voos semanais. O voo de Kuala Lumpur para Sydney será um serviço de quinta liberdade, significando que os passageiros podem voar exclusivamente entre a Malásia e a Austrália com a Turkish.
Com a nova rota, Sydney se tornou o destino mais distante da companhia turca, em termos de distância de Istambul, superando os outros dois destinos mais longos, Melbourne e Santiago (que também são servidos pelo serviço de quinta liberdade).
A companhia aérea ainda tem planos de voar sem escalas de Istambul para Sydney a partir de 2026, e sem escalas para Melbourne a partir de 2027, uma vez que a Turkish conta com um grande número de novos jatos encomendados, fazendo com que o serviço sem escalas seja possível quando o Airbus A350-1000 for entregue. O avião também terá o novo produto de classe executiva da companhia.
O que são voos de 5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights?
Os voos da Turkish Airlines com destino ao Brasil chegarão a Sydney através de um conceito chamado de 5ª liberdade do ar ou 5th Freedom Flights (em inglês). Esse tipo de voo acontece quando uma companhia parte de um país no qual possui operação segue para um destino no qual não opera localmente e, a partir dele, continua para outro país na mesma situação.
Na maioria das vezes, voos que se baseiam no conceito da 5ª liberdade são operados por aeronaves de grande porte em rotas de menor distância, como é o caso de Kuala Lumpur (KUL) e Sydney (SYD). Sendo assim, a maior vantagem de um voo que se baseia no conceito da 5ª liberdade do ar é, sem dúvida, a possibilidade de voar em cabines mais confortáveis e que normalmente só seriam utilizadas pelas companhias áreas em voos de longa distância.
Além da Turkish na Austrália, outras companhias aéreas operam os 5th Freedom Flights partindo do Brasil ou de demais aeroportos da América do Sul. Para mais informações, acesse esta matéria.
Disponibilidade de bilhetes
Os bilhetes dos voos entre Istambul e Sydney já estão sendo comercializados pela empresa. Veja um exemplo:
Também é possível encontrar o voo disponível com pontos na Azul pelo Azul pelo Mundo em pontos, o antigo Interline. Confira abaixo um exemplo de resgate award em Classe Executiva:
E caso você tenha milhas no programa TAP Miles&Go, o valor da emissão pode ficar ainda melhor. Veja no exemplo abaixo nas classes Econômica e Executiva:
Comentário
Essa é uma ótima novidade para os viajantes que pretendem voar de Istambul para a Austrália, com mais uma opção de cidade para desembarque. E além disso, é animador saber que a companhia está investindo para lançar voos diretos entre os países, o que vai facilitar ainda mais a vida dos passageiros.
O que achou da notícia? Para adquirir o seu bilhete, acesse o site da Turkish Airlines.