fbpx

Uma EXCELENTE vantagem em alterar passagens da Iberia emitidas através do Iberia Plus

Programas de fidelidade Tutoriais

Por Fábio Vilela

Assim como eu, acredito que muitos de vocês aproveitaram a promoção de 90.000 AVIOS da Iberia onde foi possível emitir passagens para Europa por aproximadamente R$950 (ida e volta) em classe executiva.

Por outro lado, eu também penso que alguns de vocês tiveram que tomar decisões precipitadas e emitir passagens em datas que talvez não eram as mais convenientes para conseguir utilizar a bonificação a tempo – e eu inclusive me encaixo neste cenário.


Iberia Plus

Bom, vou começar explicando um pouco do programa para quem está chegando agora. Aliás, recomendo a leitura desse post onde explicamos como funciona a emissão por Avios no Iberia Plus.

Mas vou explicar o essencial do programa que é o mais relevante para este post! O Iberia Plus tem dois tipos de precificação de resgates para voos da própria empresa – Baixa e Alta Temporada.

No calendário da Baixa Temporada um voo entre São Paulo x Madrid (diretos e operados pela Iberia) custa 42.500 Avios o trecho, em classe executiva, ou seja, com 85.000 Avios você consegue emitir IDA e VOLTA em Classe Executiva – imbatível !

Já no calendário de Alta Temporada custa 62.500 Avios este mesmo trecho.


Alterando passagens emitidas em temporadas diferentes

Curiosamente aprendi na prática que se você tiver um bilhete emitido em baixa temporada e precisar trocar para a alta – não há cobrança da diferença da pontuação/avios.

A única exigência é que a mesma classe tarifária esteja disponível, que no caso é a “U” – a mesma usada para resgates de parceiras na Business pela maioria das empresas da Oneworld.

A Iberia permite mudança SOMENTE de data em emissões emitidas com Avios e além disto, só podem ser alterados/cancelados voos puros da própria empresa e da British. Para qualquer uma dessas operações o custo é de 25EUR – bem amigável por sinal!

As alterações devem ser feitas via call center e eu liguei no número internacional (utilizo o dos EUA +1800 7724642) e resolveram em menos de 10 minutos – extremamente competentes !


Qual a vantagem?

E porque estou compartilhando isto com vocês? Pois desta forma você pode fazer o seguinte:

  • Emitir o voo em uma data qualquer de baixa temporada para aproveitar o valor de 42,5k na Executiva.
  • Alterar para o voo para sua data desejada de alta temporada sem diferença de valor.

E com isto você economiza  20.000 Avios por trecho para voar na classe executiva entre São Paulo e Madrid.


Como buscar?

A melhor forma de buscar disponibilidade na tarifa “U” é através do site da American Airlines. Basta preencher o campo de busca com a origem (GRU) e destino (MAD), marca a quantidade de passageiros e clicar em Resgatar Milhas.

Depois na página de resultados, clique no bundle Azul onde está escrito Executiva/Primeira MileSAAver e na lateral no canto esquerdo marque a opção “Somente sem conexão”.

OBS: Se não aparece a opção “Somente sem conexão” é porque neste intervalo de mês mostrado, não há vagas nos voos diretos.

Pronto, você achou exatamente a classe “U” !

Com a disponibilidade em mãos, você pode ligar na Iberia para emitir ou alterar seu voo – pois esta é a classe tarifária que você precisa.

OBS: Ignore todos os valores apresentados no site da AA, afinal você está utilizando a funcionalidade somente para fazer a busca e não a emissão.


Bancos Parceiros

No Brasil somente o Santander Esfera manda pro Iberia na proporção 1:1. Já a Livelo que também é parceira manda na proporção 2:1 – ou seja deságio de 50%


E as emissões de vocês?

Aproveitando o gancho do assunto – quem aí já voou as passagens adquiridas durante esta promoção? Precisaram alterar as datas? Gastaram todos os avios? Conta pra gente sua história nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.