A United anunciou um acordo comercial com a Boom Supersonic, para a compra de aeronaves Overture, capazes de voar a velocidades de Mach 1,7 – o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos de hoje – podendo conectar mais de 500 destinos em quase metade do tempo. Além disso, ela será a primeira aeronave comercial com emissão zero de carbono.
A companhia comprará 15 aviões ‘Overture’ da Boom, uma vez que a aeronave Overture atenda aos exigentes requisitos de segurança, operação e sustentabilidade da United, com opção para a compra de 35 aeronaves adicionais. As empresas trabalharão juntas para atender a esses requisitos antes da entrega. Uma vez em operação, espera-se que a Overture seja a primeira grande aeronave comercial com emissão zero de carbono desde o primeiro dia, otimizada para funcionar com combustível de aviação 100% sustentável (SAF).
Para o CEO da United, Scott Kirby, a novidade dará aos passageiros uma sensação de viagem espacial “A United continua com a sua trajetória para construir uma companhia aérea mais inovadora e sustentável e os avanços atuais em tecnologia estão tornando mais viável a inclusão de aviões supersônicos. A visão da Boom para o futuro da aviação comercial, combinada com a rede de rotas mais robusta da indústria no mundo, dará aos viajantes de negócios e lazer acesso a uma experiência de voo estelar. Nossa missão sempre foi conectar pessoas e agora, trabalhando com a Boom, seremos capazes de fazer isso em uma escala ainda maior”.
Velocidade das aeronaves
Devido à velocidade de Mach 1,7, o jato poderá reduzir o tempo das rotas em quase metade. Entre as muitas futuras rotas potenciais para a United estão Newark para Londres em apenas três horas e meia, Newark para Frankfurt em quatro horas e São Francisco para Tóquio em apenas seis horas.
A aeronave está programada para ser lançada em 2025, voar em 2026 e realizar o transporte de passageiros até 2029. A United e a Boom também trabalharão juntas para acelerar a produção de suprimentos de SAF.
A Overture também será projetada com recursos como telas de entretenimento nos assentos, amplo espaço pessoal e tecnologia sem contato. Trabalhar com a Boom é outro componente da estratégia da United de investir em tecnologias inovadoras que construirão um futuro de viagens aéreas mais sustentável.
Será este o retorno das aeronaves supersônicas?
Confira mais no vídeo disponibilizado pela empresa.