A consultoria de imigração Henley & Partners atualizou o ranking dos Passaportes Mais Poderosos do Mundo. Com destaque para o Japão que pela primeira vez em 5 anos, saiu da primeira posição. O Brasil manteve a mesma posição em relação ao ranking de 2022. Nessa matéria trazemos todos os detalhes da nova atualização.
Como é calculado o ranking
O passaporte é o documento mais importante para os viajantes e, além de ser uma forma de identificação, revela as relações diplomáticas de um país. É isso que define quais lugares os turistas de um determinado território poderão entrar sem a necessidade de visto.
Dessa forma, é considerado mais poderoso um passaporte quanto menor for o número de países que exigem visto para os seus portadores. Analisando sob esta ótica, a Henley & Partners organizou o ranking com os passaportes mais poderosos do mundo em julho de 2023.
Top 10 passaportes mais poderosos do mundo
Veja abaixo quais são os 10 passaportes mais poderosos em julho de 2023 e o respectivo número de países que aceitam a entrada dos portadores sem a necessidade de visto:
- Cingapura: 192 países
- Alemanha, Espanha e Itália: 190 países
- Áustria, Coreia do Sul, Finlândia, Japão, França, Luxemburgo e Suécia: 189 países
- Dinamarca, Irlanda, Países Baixos, e Reino Unido: 188 países
- Bélgica, Noruega, Republica Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Portugal e Suíça: 187 países
- Austrália, Hungria e Polônia: 186 países
- Canadá e Grécia: 185 países
- Estados Unidos e Lituânia: 184 países
- Eslováquia, Eslovênia e Letônia: 183 países
- Estônia e Islândia: 182 países
O passaporte brasileiro está na 19ª posição, com aceitação em 169 países, a mesma posição de 2022. Na América do Sul, o Chile é o mais posicionado, no 15º lugar, com aceitação em 174 países.
Comentário
Muito interessante ver que o Japão perdeu a posição de primeiro lugar depois de 5 anos, além de três países europeus – Alemanha, Espanha e Itália – subirem para o segundo lugar.
E você tem algum dos passaportes mais poderosos do mundo? Para mais informações, clique aqui.