A União Europeia alterou a data que o ETIAS (European Travel Information and Authorization System ou Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem) entrará em vigor. O lançamento estava previsto para o mês de maio de 2023; no entanto, com a sútil mudança, a nova previsão é para novembro do ano que vem.
O que é ETIAS
Inspirado nos vistos eletrônicos emitidos pelos Estados Unidos e Canadá, o ETIAS tem como objetivo tornar a União Europeia um lugar mais seguro, identificando, em parceria com a Interpol e as polícias nacionais, potenciais ameaças à segurança dos países do bloco.
Até o momento, nacionais de 60 países, incluindo o Brasil, deverão solicitar o visto. São eles:
Os 26 países do Espaço Schengen solicitarão o documento na chegada dos passageiros nacionais dos países listados acima. Veja abaixo quais são eles:
Como o ETIAS funcionará
O documento será exigido somente no ponto de entrada após a chegada de um voo proveniente de um país não pertencente ao Tratado de Schengen. Por exemplo:
- Digamos que você viajará de São Paulo para Lisboa. Antes da viagem, você deverá solicitar o ETIAS, que será solicitado provavelmente no check-in da companhia aérea e com certeza no controle de fronteiras português.
- Caso você siga viagem para outro país membro do tratado, digamos a Espanha, o documento não será mais solicitado.
Vale ressaltar que os seguintes países, até segunda ordem, manterão regras de imigração próprios: Bulgária, Romênia, Croácia, Chipre e Irlanda.
Para saber mais sobre o Espaço Schengen e visto eletrônico ETIAS, confira nossa matéria completa clicando aqui.