Viva Air anuncia suspensão de todos os seus voos

Notícias

Por Thiago Santos

A companhia aérea low cost colombiana Viva Air Colombia anunciou a suspensão de todos os seus voos, incluindo a operação entre Medellín e São Paulo.


Comunicado oficial

Ao entrar no site da companhia, é possível encontrar a seguinte mensagem [tradução livre]:

” Lamentamos informar a suspensão temporária de nossos operações devido a falta de definição da Aeronáutica Civil da junção entre Viva e Avianca, sendo essa a única possibilidade para seguir operando e cumprir com nossos compromissos. 

Comunicamos aos passageiros com voos vigente com a Viva que não poderemos honrar seus planos de viagens e informaremos sobre as medidas a serem tomadas após esta decisão.”

A empresa também divulgou a medida em suas redes sociais. Veja abaixo o post publicado no Instagram:


Viva Air e Avianca

Durante o ano passado, as empresas anunciaram uma eventual incorporação dos direitos de controle das operações da companhia Viva na Colômbia e no Peru à holding do Grupo Avianca. Porém, a medida estava condicionada à solicitação e obtenção da aprovação de todas as autorizações regulatórias necessárias nos países requeridos.

Na prática, isso significou que, até que as empresas obtivessem tais autorizações, a administração da Viva na Colômbia e no Peru faziam parte da mesma holding. Enquanto as autorizações não foram concedidas, a forma como os passageiros, fornecedores, funcionários e entidades se relacionavam com as diferentes companhias aéreas permaneceu a mesma, mantendo seus processos internos e externos, bem como seus próprios canais de vendas e serviços como são conhecidos hoje.

Porém, até hoje, não houve a concretização do acordo diante as autoridades. O órgão que regula a aviação na Colômbia barrou em duas ocasiões a fusão entre as empresas, fato que prejudicou a Viva. As empresas recorreram da decisão, mas ainda não obtiveram retorno.


Intenção de compra da JetSMART

Além da Avianca, a JetSMART apresentou interesse em negociar a aquisição de 100%  das ações da Viva Air. Esturdo Ortiz, CEO da companhia chilena, disse que a compra da Viva Air poderia permitir que a JetSMART oferecesse ainda mais rotas com preços menores do que o praticado pelas companhias aéreas tradicionais. Na ocasião, o executivo afirmou que acreditava  que uma transação entre as empresas permitiria manter o modelo low cost na Colômbia e, assim, continuar oferecendo mais rotas a preços mais baixos.


Algum leitor foi impactado com a medida? Para mais informações, acesse o site da Viva Air.

Supermercado
Supermercado
Até R$ 200 de desconto com frete grátis na primeira compra!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2024!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
Até 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.