Vôos da Qatar Airways p/ o Brasil agora terão uma escala na Grécia (temporariamente)

Notícias

Por Fábio Vilela

Pessoal, como vocês devem ter lido nos noticiários os seguintes países: Líbia, Iêmen, Egito, Arábia Saudita, Bahrain e os Emirados Árabes Unidos romperam imediatamente seus vínculos com o Qatar com a acusação de que o Qatar estaria apoiando grupos terroristas.

Bom, enquanto eu não vou entrar no mérito da questão política, quero mencionar o que isto vai afetar as viagens já que a agora o espaço aéreo entre estes países ficaram restritos, sendo assim cias dos países mencionados não podem voar sobre o espaço aéreo do Qatar, o mesmo se aplica ao país, sendo impedido de voar sobre o espaço aéreo deles.

Para nós que moramos no Brasil, a mudança traz um impacto direto (pelo menos para a programação dos próximos dias), já que agora o vôo DOH-GRU-EZE não tem mais autonomia suficiente p/ fazer a rota direta, sendo assim, se torna necessário uma escala técnica na Europa p/ reabastecimento.

O país escolhido no momento e no voo de hoje foi a Grécia e a cidade Atenas, portanto o vôo (segundo o site FlightAware) agora será:

Doha – Atenas – São Paulo – Buenos Aires – aumentando em algumas horas o percurso da viagem.

OBS: Como esta escala em Atenas é técnica, a Qatar não pode vender o trecho somente ATH-GRU, já que não possui autorização para tal.

screen-shot-2017-06-06-at-15-16-08

O vôo de ida QR774 permanece sem a necessidade de parada na Europa, mas agora está com mais de 15hrs de duração.

Vale lembrar que esta mudança não é definitiva e cada dia está sendo tratado de forma individual até que as operações sejam regularizadas já que há diversos fatores que envolvem a rota deste voo, portanto vamos ter paciência pois é tudo temporário! 

Todos os vôos da Qatar Airways para a Arabia Saudita, UAE, Bahrain e Egito estão suspensos sem previsão de volta.

Além disto, as cias dos Emirados Árabes como Emirates, Etihad, FlyDubai também já cancelaram todos os vôos de/para Doha.

Enfim, como vocês podem ver, nas próximas semanas será um pseudo-caos aéreo, principalmente por causa da restrição de rotas no pequeno espaço aéreo do Oriente Médio.

A cia está oferecendo opções alternativas para remarcação e reembolso integral dos bilhetes – não sei falar como a empresa vai lidar com tickets emitidos com milhas/pontos de programas parceiros – só esperando p/ saber.

Agora eu estou curioso mesmo p/ saber como a Qatar Airways vai começar a lidar com as reacomodações de vôos e quais serão as opções oferecidas. Caso você tenha sido afetado, favor postar nos comentários como o seu caso foi resolvido.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Alertas de Econômica e Executiva
Alertas de Econômica e ExecutivaAproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso grupo no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.