fbpx

Vôos da Qatar Airways p/ o Brasil agora terão uma escala na Grécia (temporariamente)

Notícias

Por Fábio Vilela

Pessoal, como vocês devem ter lido nos noticiários os seguintes países: Líbia, Iêmen, Egito, Arábia Saudita, Bahrain e os Emirados Árabes Unidos romperam imediatamente seus vínculos com o Qatar com a acusação de que o Qatar estaria apoiando grupos terroristas.

Bom, enquanto eu não vou entrar no mérito da questão política, quero mencionar o que isto vai afetar as viagens já que a agora o espaço aéreo entre estes países ficaram restritos, sendo assim cias dos países mencionados não podem voar sobre o espaço aéreo do Qatar, o mesmo se aplica ao país, sendo impedido de voar sobre o espaço aéreo deles.

Para nós que moramos no Brasil, a mudança traz um impacto direto (pelo menos para a programação dos próximos dias), já que agora o vôo DOH-GRU-EZE não tem mais autonomia suficiente p/ fazer a rota direta, sendo assim, se torna necessário uma escala técnica na Europa p/ reabastecimento.

O país escolhido no momento e no voo de hoje foi a Grécia e a cidade Atenas, portanto o vôo (segundo o site FlightAware) agora será:

Doha – Atenas – São Paulo – Buenos Aires – aumentando em algumas horas o percurso da viagem.

OBS: Como esta escala em Atenas é técnica, a Qatar não pode vender o trecho somente ATH-GRU, já que não possui autorização para tal.

screen-shot-2017-06-06-at-15-16-08

O vôo de ida QR774 permanece sem a necessidade de parada na Europa, mas agora está com mais de 15hrs de duração.

Vale lembrar que esta mudança não é definitiva e cada dia está sendo tratado de forma individual até que as operações sejam regularizadas já que há diversos fatores que envolvem a rota deste voo, portanto vamos ter paciência pois é tudo temporário! 

Todos os vôos da Qatar Airways para a Arabia Saudita, UAE, Bahrain e Egito estão suspensos sem previsão de volta.

Além disto, as cias dos Emirados Árabes como Emirates, Etihad, FlyDubai também já cancelaram todos os vôos de/para Doha.

Enfim, como vocês podem ver, nas próximas semanas será um pseudo-caos aéreo, principalmente por causa da restrição de rotas no pequeno espaço aéreo do Oriente Médio.

A cia está oferecendo opções alternativas para remarcação e reembolso integral dos bilhetes – não sei falar como a empresa vai lidar com tickets emitidos com milhas/pontos de programas parceiros – só esperando p/ saber.

Agora eu estou curioso mesmo p/ saber como a Qatar Airways vai começar a lidar com as reacomodações de vôos e quais serão as opções oferecidas. Caso você tenha sido afetado, favor postar nos comentários como o seu caso foi resolvido.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.