GUIA DE AEROPORTOS


Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU)
São Paulo


Mapa do Aeroporto
A seguir você encontra os mapas simplificados de todos os 3 terminais do Aeroporto de Guarulhos. Clique nas imagens para vê-las com melhor resolução:
Terminal 1 – Doméstico
O Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos é todo organizado em um único piso. Portanto, todas as áreas estão muito próximas umas das outras, tanto o check-in, a sala de embarque e a restituição de bagagem. É um terminal pequeno e bem fácil de se navegar.
Terminal 2 – Doméstico e Internacional
Já o Terminal 2 é o maior (e mais antigo) dos terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos. Ele é dividido em três pisos: desembarque, embarque e mezanino. Além disso, o terminal possui um lado chamado de “Leste” e outro de “Oeste”.
No “embarque” há quatro áreas de check-in: Check-ins B e C (Embarque Oeste) e Check-ins D e E (Embarque Leste). A entrada para a área restrita (sala de embarque) fica exatamente entre os check-ins C e D, tanto para embarque doméstico quanto para o internacional.
Os portões de embarque estão localizados nos dois píers: píer oeste e píer leste. Verifique sempre os monitores distribuídos pelo aeroporto para confirmar o seu portão de onde sairá o seu voo e siga as orientações da sinalização para localizá-lo.
Ainda na área restrita, os estabelecimentos de alimentação e as lojas estão distribuídas pelos dois píers e também no conector entre eles. Já na área pública, há opções para refeições e compras nos três pisos do terminal.
O desembarque doméstico é também dividido em Leste e Oeste e o desembarque internacional está localizado somente na asa leste do terminal. Ainda nesse piso encontram-se as locadoras de veículos e o acesso ao estacionamento.
Terminal 3 – Internacional
O Terminal 3 é o terminal mais novo do Aeroporto de Guarulhos e opera somente os voos internacionais. Ele pode ser acessado tanto diretamente pelo meio-fio quanto por um corredor que o conecta até o Terminal 2. Ele é dividido em três pisos: desembarque, mezanino e embarque. Se você vem do Terminal 2 você chegará, via conector, ao mezanino do Terminal 3. Portanto, para acessar o embarque precisará subir um andar e para o desembarque você deverá descer um andar.
No embarque encontram-se as três ilhas de check-in (F, G e H), por onde estão distribuídas as companhias aéreas que operam voos internacionais em GRU. O acesso à área restrita internacional é feito logo em frente à Ilha F.
Uma vez em área restrita, após a inspeção de segurança e o controle de passaporte, você chegará a uma área central onde estão localizadas diversas lojas, como as da Dufry – Duty Free, por exemplo, e alguns estabelecimentos de alimentação. As Salas VIP são acessadas por meio de escadas rolantes ou elevadores.
Seguindo em frente você chegará ao píer onde estão localizados os portões de embarque. Os portões são muitos e o píer é bem extenso, portanto, não esqueça de confirmar o seu portão pelos monitores disponíveis no aeroporto. Por lá também é possível encontrar algumas lojas e estabelecimentos de alimentação, como o Paris 6 e a Casa Bauducco, por exemplo.
Voltando à área pública do terminal, temos logo abaixo o mapa do Mezanino. Uma informação importante para quem vem do Terminal 2 com muitas bagagens: próximo ao Pizza Hut há um novo elevador super grande para que você tenha acesso aos pisos de embarque e/ou desembarque.
O desembarque é bem simples de se navegar. Ao desembarcar de um voo basta seguir o fluxo de movimentação do terminal passando, primeiramente, pelo controle de passaportes, pela restituição de bagagens e, por fim, pela alfândega. Já na área pública há um espaço de check-in de conexão para aqueles passageiros que precisem despachar suas bagagens para outros voos neste terminal.