fbpx

10 dicas essenciais para viajar sozinho

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Viajar sozinho pode parecer uma ideia assustadora ou até chata para algumas pessoas. Mas quem já teve essa oportunidade pode garantir que é uma experiência única de liberdade e independência. A cada dia mais e mais pessoas viajam sozinhas, para se desafiarem a uma nova a aventura e descobrirem novos lugares. Mas fique tranquilo, não há nada de assustador. Basta se preparar e curtir sua própria companhia. A seguir, vamos dar algumas dicas importantes para você se preparar e curtir muito sua viagem consigo mesmo.


1. Identificação

Escolha um destino que te interessa e que tenha uma cultura similar à sua. Ser o dono da própria viagem tem muitas vantagens, sendo a primeira delas escolher o destino que mais te agrada. Se for sua primeira aventura solo, busque um lugar que tenha cultura similar à sua, assim será mais fácil se adaptar. Estados Unidos e Europa são os destinos mais procurados e ótimos para que quer começar a se aventurar sozinho. Conforme for ganhando confiança, poderá visitar lugares mais distantes e diferentes com mais tranquilidade.


2. Segurança 

Procure se informar sobre a segurança do local. Saber as zonas mais perigosas da cidade é importante para evitá-las ou ao menos andar com mais atenção. Procure regiões mais movimentadas e turísticas, pois você se sentirá mais seguro e poderá se divertir sem preocupações.


3. Socialize-se

Procure acomodações que te permitam socializar. Muitas pessoas não querem viajar sozinhos porque acham que é anti social, porém muito pelo contrário. Se você procurar acomodações como hostels ou couchsurfing terá a oportunidade de conhecer muitas pessoas. Caso queira mais privacidade, alguns hostels oferecem quartos privados. Mas não deixe de aproveitar as áreas de convivência para socializar com os outros hóspedes e fazer novas amizades.


4. Gastronomia

Fazer refeições e passeios sozinho pode parecer chato. Porém, não é um problema. Se você não gosta de comer sozinho, existem diversas plataformas de mealsharing em que você pode fazer refeições na casa de pessoas e conhecer sua cultura e gastronomia. No caso dos passeios, você pode procurar tours em grupo. Assim, poderá conhecer novas pessoas e quem sabe até ter uma companhia para o jantar do dia seguinte.


5. Inglês é importante

Falar inglês é muito importante. Na maioria dos lugares você conseguirá se comunicar tranquilamente em inglês, mesmo se essa não for a língua oficial do país. No entanto, se você souber falar a língua dali, poderá se comunicar com locais e ter uma experiência ainda mais interessante.


6. Todo cuidado é pouco

Tome bastante cuidado com seus documentos. É importante guardar o passaporte e outros documentos importantes em um local seguro, seja em um cofre ou um armário com cadeado. Além disso, faça cópias digitais e mantenha no seu email, caso perca os documentos originais.


7. Não ultrapasse seus limites

Esteja atento a comidas e bebidas. Fugir de comidas muito diferentes do que você está acostumado é importante para evitar que tenha alguma reação. Não deixe de experimentar a gastronomia local, apenas tenha cuidado e tenha remédios de emergência para que sua viagem não seja prejudicada. Seja moderado com as bebidas também, afinal você estará sozinho e precisa tomar conta de si mesmo.


8. Precaução

Tenha um caderninho com contatos importantes. Caso algo aconteça com seu celular ou cartão de crédito, é importante ter os números anotados para conseguir ligar para a família ou para a central do cartão, caso você o perca e tenha que cancelar. Além disso, é bom andar também com um papel no qual tenha anotado o endereço da sua hospedagem. Caso se perca ou não saiba falar a língua local, isso lhe ajudará a voltar para a acomodação no final do dia.


9. Tenha um plano B

Esteja preparado para imprevistos. Uma das vantagens de viajar sozinho é seguir o próprio roteiro, porém imprevistos sempre acontecem. Então fique tranquilo e busque um plano B.


10. Durante os trajetos

Para quem se sente sozinho em aviões, trens, ônibus ou aeroportos, um livro pode ser uma boa companhia. Ouvir música ou assistir séries também ajudam as horas de viagem passarem mais rápido.


Viajar sozinho não tem mistério é cheio de vantagens. A melhor delas é ser dono da sua própria viagem e poder fazer o que quiser, quando quiser. Experimente essa liberdade e conte pra gente o que você achou! Daria mais alguma dia para os marinheiros solo de primeira viagem?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.