fbpx

5 dicas de sobrevivência nos aeroportos nesse final de ano

Notícias

Por Rafael Castro

Olá Passageiros de Primeira, tudo bem com vocês? O ano de 2020 já está batendo na porta e eu sei que muita gente está agora arrumando as malas ou já se preparando para ir para o aeroporto e embarcar para o destino onde passará a chegada do próximo ano. Acontece que essa é uma época com movimento bastante peculiar intenso nos aeroportos, afinal de contas todo mundo quer receber 2020 em grande estilo, não é mesmo? Para não ter problemas nos aeroportos e viajar tranquilamente nesse final de ano, fiquem ligados nessas 5 dicas!


1. Faça o check-in online!

Atualmente todas as empresas aéreas disponibilizam o check-in online, por meio dos seus websites ou até dos seus aplicativos para smartphones. Quanto antes você fizer o check-in maiores serão as suas chances de você conseguir melhores assentos e mais próximos um dos outros, caso estejam viajando em família. Vejam os casos das companhias brasileiras:

LATAM: abre o check-in online a partir de 48 horas antes do horário da partida do voo. Se o seu destino for os Estados Unidos você também poderá fazer o check-in 48 horas antes, porém, o cartão de embarque só ficará disponível com 24 horas de antecedência.

Gol: check-in disponível também a partir de 48 horas antes do voo e 24 horas para voos com destino os Estados Unidos.

Azul: disponibiliza o check-in com 72 horas de antecedência.

Caso você vá precisar despachar bagagem e a sua tarifa não incluir esse serviço (ou você não tiver determinados status em alguns programas de fidelidade), compre-o antecipadamente, pois, com certeza, ele será mais caro diretamente no aeroporto.


2. Confira a documentação antes de seguir para o aeroporto!

Essa dica é básica, mas, acredite, eu já fui para o aeroporto embarcar em um voo internacional e esqueci o passaporte em casa. A minha sorte foi que eu percebi ainda no caminho e consegui voltar em casa. Portanto, confiram se todos os documentos estão com vocês e mantenha-os todos juntos, de preferência em uma pasta:

  • RG ou CNH para voos domésticos.
  • RG ou passaporte válido para voos com destino países do Mercosul. O RG tem que ter sido emitido há no máximo 10 anos.
  • Passaporte válido para os demais voos internacionais.
  • Visto válido para os países que os exijam.
  • Certificado de vacinação para os países que o exija.
  • Cópia do bilhete aéreo de ida e volta e confirmações dos hotéis ou convites de amigos ou parentes.
  • Cópia da apólice do seguro viagem  (aproveite nossa oferta especial)

Fiquem atentos às regras para as crianças e adolescentes:

  • Em voos nacionais dentro do Brasil, passageiros menores de 16 anos incompletos só podem viajar desacompanhados do pai, mãe ou responsável mediante apresentação de autorização judicial expressa, de passaporte com autorização para viagem desacompanhada (em voos nacionais ou internacionais) ou de autorização cartorial assinada por um dos pais ou responsável (em voos nacionais dentro do Brasil) ou por ambos os pais ou responsável (em voos internacionais).
  • Se o menor de 16 anos incompletos viaja no Brasil com o pai, a mãe ou um adulto responsável, com um familiar de até 3º grau com parentesco comprovado em documentação ou se tem passaporte com autorização cartorial para viajar desacompanhado, não precisa apresentar qualquer outra autorização. Contudo, para viajar com adulto sem relação familiar, deverá apresentar autorização expressa e com firma reconhecida em cartório pelo pai, mãe ou responsável.
  • Adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos não precisam de qualquer autorização para viajar em voos nacionais.
  • Em voos internacionais, menores de 18 anos incompletos devem apresentar autorização judicial para viajar desacompanhados, a menos que viajem com ambos os pais ou com um responsável ou ainda com apenas um dos pais, com autorização expressa do pai que não viaja, em documento com firma reconhecida em cartório ou com um adulto responsável.

3. Chegue ao aeroporto com, pelo menos, 2 horas de antecedência para voos domésticos e 3 horas para voos internacionais!

Pessoal, os aeroportos estarão muito cheios e, além disso, é preciso se preocupar com o trânsito, sobretudo nas grandes cidades. Estejam preparados para filas bem maiores do que o normal no check-in (ainda que seja somente para despachar a bagagem), na inspeção de segurança (raio-x) e, no caso dos voos internacionais, no controle de emigração da Polícia Federal.

Ainda que muitos possam estar viajando em classe executiva ou primeira classe, no Brasil não há filas especiais para esses passageiros nos canais de inspeção de segurança ou nos controles de emigração ou imigração.


4. Viaje com roupas confortáveis e aproveite os lounges / salas VIP!

Vocês irão passar muito tempo nos aeroportos e, possivelmente, muitas horas no voo. Portanto, roupas confortáveis são imprescindíveis! Aquela história de achar que aeroporto e avião é lugar de desfile de moda ficou no passado! Chique mesmo é estar confortável!

Como vocês são Passageiros de Primeira, sei que muitos têm acesso aos lounges nos aeroportos e, nessa época de aeroporto lotado, nada melhor do que esperar o voo nesses espaços.

Não se esqueçam de levar um “kit de emergência” na bagagem de mão! Em épocas de muito movimento é mais comum que as malas sejam extraviadas, então é bem importante ter consigo algumas trocas de roupa.


5. Não tire o olho das suas bagagens! Das SUAS bagagens!

Apesar dos aeroportos investirem em maior segurança nessa época do ano, quanto mais cheios eles estão, maiores são as chances de você perder a sua bagagem. E por “perder” eu quero dizer furto mesmo. Portanto, fiquem atentos aos seus pertences e JAMAIS aceitem ficar responsáveis pelas bagagens de pessoas que vocês não conheçam. A gente nunca sabe o que ela pode estar dentro daquelas malas, então o melhor diálogo nesses casos é o seguinte:

Pessoa: “Você pode dar uma olhadinha na minha bagagem para eu ir ao banheiro?”

Eu: “Não, não sou obrigado(a) a nada!”


Pessoal, espero que essas dicas sejam úteis para vocês! Vale ressaltar que grande parte delas se aplica a qualquer viagem, principalmente para épocas de maior fluxo de passageiros como feriados e alta temporada. Se vocês tiverem mais alguma dica, compartilhem com a gente nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.