O CEO da Avianca Internacional, Roberto Kriete, disse ontem a empregados e colaboradores da holding que a companhia “está quebrada”. Segundo o diretor executivo, a empresa não está pagando seus credores e tem um prazo de quatro meses para fazer a reestruturação necessária.
Fomos um pouco mais a fundo para entender o que a Avianca está fazendo. Na última apresentação de resultados do trimestre foi dito que o grupo está tomando as seguintes atitudes:
- Ajustes na frota: a companhia está se desfazendo de aeronaves antigas e colocou para venda treze Cessna 208, oito Embraer 190 e demais aeronaves Airbus A318;
- Renegociação de aeronaves já compradas;
- Racionalização da malha aérea para excluir rotas insuficientemente lucrativas;
- Plano de melhoria de eficiência operacional;
- Alienação de ativos não essenciais;
- Re-priorização de investimentos capex;
- Fortalecimento da estrutura de capital.
Veja o vídeo
No vídeo gravado ontem o CEO da companhia disse “a situação financeira, senhores (…) a Avianca está quebrada. Ok? Quebrada”.
“ #avianca está quebrada “ dicho por el mismísimo Roberto Kriete. pic.twitter.com/1W73FHUtOk
— Colombiaalaire.com (@colombialaire) August 26, 2019
Comentário
Esperamos que a Avianca consiga se recuperar com seus credores (entre eles, a United). A companhia é a 2ª mais antiga do mundo – atrás apenas da KLM. Seria uma grande perda para a Star Alliance e uma grande perda para nós, no quesito milhas, já que o LifeMiles é um ótimo programa.
Dado o momento delicado, a companhia já havia admitido há duas semanas a possibilidade de recuperação judicial ou falência. Continuaremos a acompanhar de perto o desenrolar da história.