A Airbus vai passar a oferecer em suas aeronaves janelas que escurecem eletronicamente. A novidade, quando disponível, permitirá que os clientes escolham quanto de iluminação desejam em seus voos, sem persianas.
Além de acomodar melhor o passageiro – fazendo com que ele regule o nível de luz que entra pela janela, ela também ajuda na economia de ar condicionado, por exemplo, pois impede que a energia infravermelha entre na cabine do lado de fora.
A tecnologia presente nas janelas da Gentex apresentam transição de alta velocidade entre claro e escuro e uma nova transmissão low-end ultra-escura. Comparados aos modelos anteriores, elas escurecem duas vezes mais rápido e se tornam 100 vezes mais escuros, eliminando efetivamente mais de 99,999% da luz visível. Os modelos presentes nas janelas da Airbus foram projetados exclusivamente para serem uma unidade substituível por uma única linha, a fim de facilitar a instalação e manutenção. Eles também apresentam uma capa de poeira mais duradoura e resistente a riscos.
“Trabalhamos em conjunto com a Airbus para integrar a mais recente tecnologia de janelas com escurecimento eletrônico, aprimorando-a ainda mais com um revestimento especial adicional“, disse Gentex Presidente e CEO Steve Downing. “As janelas beneficiam tanto os operadores de aeronaves quanto os passageiros, o que melhora a experiência do usuário para todos a bordo“.
Como funciona?
As janelas possuem um gel entre dois painéis de vidro finos que escurecem ou clareiam em resposta à eletricidade. Uma corrente elétrica de baixa voltagem é passada através de revestimentos condutores e através dos painéis de vidro para induzir uma reação eletroquímica no gel, fazendo-a escurecer. A remoção da tensão permite que o gel retorne ao seu estado natural e transparente, clareando, assim, o vidro.
Até o momento, nem a Airbus, nem a Gentex informaram quais aeronaves receberão a nova tecnologia. Essa técnica de escurecimento de janelas já está presente nos Dreamliners da Boeing, através de parceria com a mesma empresa.
O que acharam da novidade? Preferem essa tecnologia ou a persiana tradicional?