Os canais de Veneza ficaram limpos depois de muito tempo, mas o motivo não é dos melhores. A água ficou mais cristalina graças à paralisação do tráfego de lanchas, enquanto o país está bloqueado em meio à pandemia de coronavírus.
A Itália está atualmente em quarentena e os moradores não podem sair de casa para evitar a propagação do vírus. O país é um dos mais atingidos do mundo. Na quarta-feira, ele reportou 475 novas mortes, a maioria de qualquer nação até agora.
Enquanto a cidade é geralmente movimentada e repleta de turistas passeando em gôndolas e indo de ilha em ilha em táxis aquáticos e lanchas, Veneza, assim como o resto da Itália, agora está tranquila e pacata.
Em Veneza é possível ver algas marinhas no fundo dos canais, enquanto na ilha vizinha de Burano é há peixes e cisnes na água.
O gabinete do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, disse que a vida marinha vive há muito tempo nos canais, com menos tráfego de barcos eles ficam mais visíveis.
“A água agora parece mais clara porque há menos tráfego nos canais, permitindo que o sedimento fique no fundo“, disse um porta-voz à CNN. “É porque há menos tráfego de barcos, o que geralmente traz sedimentos para o topo da superfície da água.”
Para quem já visitou a cidade, parece até surreal ver tudo tão vazio e parado. Mas as circunstâncias atuais pedem essas medidas para que logo a cidade volte ao normal.