Embraer fecha acordo com metalúrgicos de São José dos Campos para votação das medidas de proteção dos empregos

Notícias

Por Equipe

A Embraer celebrou hoje acordo com o sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campos para levar à votação do plano de preservação dos empregos. A proposta prevê a suspensão temporária de contratos de trabalho com ajuda compensatória e a redução de jornada e de salário, com garantia de emprego no retorno ao trabalho.

Essa proposta já havia sido colocada em votação no Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, obtendo 93% de aprovação. O Sindicato dos Engenheiros, que representa esses profissionais em todas as plantas da Embraer no Estado de São Paulo, também aprovou a proposta com mais de 92% dos votos, em votação realizada na semana passada.

O acordo, que mantém a mesma base da proposta votada nas últimos dias por outras categorias profissionais, é resultado de decisões tomadas em conjunto com os representantes sindicais, governos e direção da fabricante para minimizar os possíveis impactos desse momento de crise para as pessoas, clientes e sociedade.

As ações emergenciais e temporárias sugeridas terão duração entre 60 e 90 dias, e garantia de emprego por quatro meses a partir da assinatura do acordo ou pelo período correspondente ao tempo em que estiver em redução de jornada e salário ou suspensão do contrato, o que for maior.

Os profissionais que forem desempenhar suas atividades em home office terão redução de 25% da jornada de trabalho pelo período de até 90 dias e a garantia de emprego será por período corresponde ao que o colaborador estiver nessa condição, se a medida for aprovada. Esses profissionais também terão direito ao auxílio do governo federal de até R$453,00.

Já aos trabalhadores que terão suspensão temporária do contrato de trabalho (layoff) por até dois meses, receberá garantia de emprego por período correspondente ao que estiverem sem trabalhar. Sendo assim, os colaboradores terão a ajuda compensatória mensal, já somada ao benefício emergencial de preservação do emprego que será pago pelo Governo Federal. Para os colaboradores em atividades essenciais e trabalho presencial, não haverá alterações na jornada ou salários.

A Embraer ainda disse que permanecerá em contínuo diálogo com os clientes, fornecedores e governos para atender as necessidades essenciais do setor e da população, priorizando sempre a saúde e segurança dos seus colaboradores e a preservação de empregos.

Alertas com 15% OFF! 🐰
Alertas com 15% OFF! 🐰 Presente de Páscoa! Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp com 15% OFF
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.