A Air New Zealand informou que o distanciamento social não é mais um requisito em seus voos. A decisão ocorre após o governo da Nova Zelândia suspender quase todas as restrições do Covid-19 no país.
“O distanciamento social não é mais uma obrigação, menores desacompanhados poderão viajar de novo dentro do país e os clientes poderão viajar pela Nova Zelândia novamente com animais de estimação”, disse Nikki Goodman, gerente geral de experiência do cliente da companhia.
Mesmo com o distanciamento social não sendo mais obrigatório, a empresa ainda aconselha que seus clientes utilizem o aplicativo da Air New Zealand para realizar o check-in. Além de uma maneira de prevenção ao vírus, também ajuda o passageiro a economizar tempo no aeroporto, pois é esperado que bastante pessoas voltem a voar a partir de agora.
Nova Zelândia e o COVID-19
A Primeira Ministra do país, Jacinda Ardern, disse na segunda-feira (08) que todas as restrições restantes sobre pessoas e empresas, exceto os rígidos controles de fronteira para manter o vírus fora, não serão mais obrigatórias, abrindo um caminho para a volta da “vida normal”.
“Today there are no active cases in New Zealand"
Prime Minister Jacinda Ardern says New Zealand will remove social distancing requirements after eliminating the coronavirus "for now"
More: https://t.co/dKfEEYVlh1 pic.twitter.com/kYGgGEx7ea
— Bloomberg (@business) June 8, 2020
A Nova Zelândia foi um dos países mais rígidos na estratégia de eliminar o vírus. Desde o começo dos casos, o país adotou medidas de prevenções como lockdown e permitiu apenas que os serviços essenciais continuassem funcionando durante este período. A medida adotada gerou efeito e a Nova Zelândia não registrou novos casos de COVID-19 nas últimas duas semanas, atingindo o nível 1 de alerta do vírus – o mais baixo de um sistema de alerta de quatro níveis.
Embora isso quase certamente tenha desencadeado uma profunda recessão, o governo espera que a atual situação com vírus no país, permita que a economia se recupere mais rapidamente. No entanto, apesar do relaxamento das restrições dentro do país, a Nova Zelândia continua com suas fronteiras fechadas, como medida preventiva.
Operações da Air New Zealand
Atualmente, a companhia aérea opera 20% de sua capacidade doméstica, em comparação com o período antes da pandemia. A empresa voltou a operar voos dentro do país depois que a Nova Zelândia entrou no nível de alerta 2. Juntamente com o retorno dos voos, voltou também o serviço de refeições e bebidas a bordo nos voos domésticos.
Durante os meses de julho e agosto, com a nova medida adotada pelo governo, a Air New Zealand espera operar cerca de 55% de sua capacidade doméstica. Em contrapartida, as operações internacionais da companhia seguem reduzidas até 31 de agosto.