A PriestmanGoode, um estúdio de design com sede em Londres, conhecido mundialmente por sua inovação em interiores de aeronaves e experiências de passageiros, criou um design de aeronave minimalista para um mundo pós-pandemia.
O design
O design entitulado “PureSkies” apresenta uma revisão completa das cabines de Classe Executiva e Econômica, abordando as principais preocupações dos consumidores, empresas e do meio ambiente.
O projeto re-imagina as cabines de avião para uma indústria de viagens pós-pandemia. Afastando-se da noção de “classe”, o Pure Skies inclui Quartos e Zonas. O conceito foi desenvolvido em torno de três fatores principais:
- Espaço pessoal;
- Higiene;
- Viagem sem contato.
Um novo olhar
Segundo os desenvolvedores do design, a noção de “Classe” para designar uma área da cabine parece muito desatualizada e, portanto, a visão renomeia os assentos da Classe Executiva como “Pure Skies Rooms” – um local onde os passageiros podem se refugiar em uma área protegida, confortável e reservada.
O Pure Skies também adota uma abordagem centrada no planeta, casando a preocupação com a higiene com soluções sustentáveis para a aviação, tendo em vista que os pacotes de auxílios estatais tornaram isso um requisito para muitas companhias aéreas no futuro.
Além disso, a psicologia das cores teve um papel importante na seleção de cores e materiais, funcionando como uma ferramenta essencial para ajudar a se comunicar com os passageiros e criar uma sensação de calma e segurança a bordo da aeronave.
Um novo senso de espaço pessoal
A proximidade com outros passageiros a bordo, mas também em filas, multidões e em situações em que o serviço depende da interação com outras pessoas é motivo de ansiedade para muitos agora, uma tendência que a empresa prevê que continuará. Porém, a equação entre espaço e lucratividade também tem sido um ato de equilíbrio de longa data para o setor aéreo.
A equipe que desenvolveu o Pure Skies concentrou em como o espaço nas cabines econômicas ficou comprometido demais e explorou como uma repensação total dos recursos dos assentos e do layout da cabine poderia levar a uma melhor experiência dos passageiros.
Enquanto isso, na Classe Executiva, as tendências recentes viram a introdução de telas e portas que dão mais privacidade, e a equipe considerou como esses recursos poderiam ser explorados mais a fundo.
Preocupação com a limpeza
Com preocupações crescentes em torno da higiene em espaços públicos, o design utiliza os mais recentes desenvolvimentos em materiais e acabamentos para criar linhas de defesa adicionais para padrões futuros mais altos em saneamento.
Durante o processo de pré-embarque, combinações de calor, limpeza UVC e nebulização, além de processos manuais, serão usados para tranquilizar os passageiros. O desenvolvimento e a aplicação dos mais recentes acabamentos antimicrobianos embutidos em superfícies e tecidos aumentam ainda mais a eficácia da limpeza com benefícios imensos para funcionários e passageiros.
A iluminação para sinalizar a transição entre uma limpeza e uma experiência calma a bordo foi criada usando ciano, a cor da luz UV e roxo para sinalizar o processo de limpeza. A iluminação então muda para tons de pêssego e amarelo para criar um ambiente a bordo quente e positivo. A adição de detalhes em iluminação roxa ajuda a facilitar a transição entre o modo de embarque e a bordo e ajuda a criar uma atmosfera luxuosa e protetora.
Design sem contato
Além das opções de tecido e construção dos assentos, a equipe procurou as soluções tecnológicas mais recentes, trabalhando em estreita colaboração com parceiros especializados, para minimizar pontos de contato e criar uma experiência de jornada digital.
A nova Classe Executiva
Cada quarto possui um sistema de entretenimento de bordo (IFE) controlado por gestos, sincronizado com o dispositivo do passageiro, um assento completamente redesenhado com linhas divisórias mínimas e costuras de tecido soldado; e um conceito de design modular que fornece armazenamento pessoal, contendo roupas de cama e um guarda-roupa pessoal.
Os principais recursos do espaço inclui:
- Cada assento é um espaço pessoal totalmente fechado, dividido por cortinas de altura total;
- Um design de assento com linhas divisórias mínimas e tecidos soldados de costura;
- Materiais e acabamentos antimicrobianos;
- Iluminação pessoal e controle de temperatura;
- Sistema IFE totalmente sincronizado com os dispositivos próprios dos passageiros;
- Bins pessoais;
- Guarda-roupa pessoal.
A nova Classe Econômica
Os principais recursos da Classe Econômica são:
- Telas divisórias para maior separação;
- Configuração de assento escalonada para maximizar a sensação de espaço pessoal e permitir que os passageiros se sentem nos grupos em que viajam – seja sozinho, em casal ou em grupo;
- Costas dos bancos sem folgas para eliminar possíveis alocações de sujeira;
- Mecanismo de reclinar totalmente contido no assento para evitar linhas divisórias e falhas difíceis de limpar;
- Remoção de telas de entretenimento em favor dos dispositivos dos passageiros.
O que acharam desse design? Será que veremos aeronaves assim no futuro?