A questão do “Eu nunca mais”

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Por uma combinação de fatores, algumas viagens não saem conforme o previsto. A bagagem não chega, o assento do avião quebra, os comissários não foram legais, houve overbooking, entre várias outras coisas que podem afetar a experiência do passageiro.

Com ou sem justificativa, já ouvi, li e até mesmo enchi meu peito e falei o famoso “Eu nunca mais vou fazer nada com a companhia XYZ”.

O fato é que, no momento em que vivenciamos uma situação chata, que nos deixa nervoso, é natural repudiar qualquer continuidade no relacionamento com a empresa envolvida. Em alguns casos, a cia até seguiu os protocolos corretos, mas que não foram o suficiente na percepção do cliente.

Certa vez tive um voo de NYC para São Paulo cancelado por mal tempo. Um dos clientes não entendia a situação e disparou o famoso: “Eu nunca mais vou voar com a American”.

Em outro caso, a bagagem de meu amigo demorou alguns dias pra chegar no destino e ele disparou: “Eu nunca mais vou voar com a Alitalia”.

Não acontece apenas com passagens

A questão vai além das passagens e também chega nos programas de fidelidade. Se um bônus não é creditado no dia correto, se o valor da passagem por milhas sobe ou se acaba a disponibilidade, temos também alguns participantes que anunciam “EU NUNCA MAIS VOU TRANSFERIR MEUS PONTOS PARA ESSE PROGRAMA”.

Deixando o amigo passageiro contar a a experiência

Como membro calmo da equipe do PP, em muitos casos faço um papel de psicólogo: as pessoas me contam os problemas que tiveram e dizem que não vão mais “fazer tal coisa com determinada companhia”. Cumprindo o protocolo, eu me limito a escutar!

Mas, na minha percepção, raramente a gente cumpre com nossas promessas e, é só aparecer uma nova excelente promoção, que estamos de volta naquela tal cia da qual há pouco tempo éramos detratores.

O principal fator determinante da mudança “tão profunda” de opinião? Em 90% das vezes, o preço. Um desconto expressivo tem o poder de fazer quase qualquer pessoa rever sua decisão!

O bom disso é que vale como uma segunda chance para a empresa envolvida quem sabe o cliente não deixa de ser um detrator e passa a ser um promotor?

Alguns poucos seguem firme e forte com suas decisões! Mas acredito serem a minoria,

E você?

Confesso que faz tempo que eu disse o famoso “EU NUNCA MAIS” pela última vez… E vcs, quando foi que proclamaram o seu último EU NUNCA MAIS? ou deixaram de viajar com determinadas empresas?

Alertas de Viagem no WhatsApp
Alertas de Viagem no WhatsApp Receba Alertas de Passagens com Milhas no WhatsApp!
Conta Global
Conta Global Até R$ 100 de cashback após a 1ª compra com valor mínimo de R$ 100
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.