A Lufthansa e a Deutsche Bahn, uma empresa ferroviária alemã, estão se concentrando na rápida expansão dos serviços conjuntos de trem e voo. Essa semana, em Frankfurt, as duas empresas apresentaram seus planos para uma iniciativa conjunta de oferta de seviços.
Rede aérea e ferroviária
A rede ferroviária expressa da Lufthansa será expandida em mais cinco cidades. A partir de dezembro de 2021, os chamados “Sprinter”, trens extra-rápidos de alta velocidade, também viajarão pela primeira vez para o Aeroporto de Frankfurt. Ao expandir sua cooperação, a Lufthansa e a Deutsche Bahn estão estabelecendo um novo padrão nos meios de transporte.
Harry Hohmeister, Membro do Conselho Executivo da Deutsche Lufthansa AG, afirmou que “Com esta iniciativa conjunta, estamos fortalecendo a oferta de mobilidade na Alemanha, impulsionando assim a economia local. Ao conectar de forma inteligente o transporte ferroviário e aéreo, oferecemos aos nossos clientes uma rede de viagens perfeita e conveniente, beneficiando os consumidores e o meio ambiente.”
Rede maior e novos “Sprinters” extra-rápidos
A Deutsche Bahn e a Lufthansa já oferecem 134 trens diários para o Aeroporto de Frankfurt que partem de 17 cidades alemãs. No segundo semestre de 2021, mais cinco cidades serão adicionadas. A partir de julho, pela primeira vez, será possível viajar para o aeroporto de Frankfurt com a Lufthansa Express Rail de Hamburgo e Munique, e a partir de dezembro de Berlim, Bremen e Münster.
Além disso, novas conexões Sprinter farão sua estreia a partir de dezembro. A viagem de trem entre Munique e Colônia será encurtada para menos de quatro horas. De e para Munique e Nuremberg, haverá trens diretos para o Aeroporto de Frankfurt duas vezes por dia, sem paradas adicionais — meia hora mais rápido do que hoje e precisamente cronometrado com os horários de partida e chegada dos voos da Lufthansa.
Maior conforto e reserva mais flexível
Todos os recursos testados e aprovados do programa Lufthansa Express Rail, como assentos reservados a bordo de trens, garantia de conexão, acúmulo de milhagem para a viagem de trem, bem como viagens de 1ª classe e acesso às salas VIP da DB para eclientes premium, continuarão disponíveis. Serviços adicionais serão adicionados no futuro. Os trens Express Rail serão mais fáceis de identificar devido à marca DB-LH em muitos vagões. Além disso, os passageiros que reservarem a classe executiva ou primeira classe, desfrutam do serviço DB Premium na primeira classe e serviço de buffet gratuito a bordo.
O transporte e armazenamento de bagagens também serão mais fáceis: a Deutsche Bahn prefere usar trens de última geração com grandes bagageiros. Assim que o tráfego nos aeroportos aumentar novamente, os clientes da Lufthansa Express Rail terão acesso à via rápida no posto de controle de segurança. Além disso, ao pousar no Aeroporto de Frankfurt, as malas dos clientes do Express Rail terão prioridade.
A reserva de bilhetes da Lufthansa Express Rail ficará ainda mais flexível. A partir de abril de 2021, os trens poderão ser reservados, contanto que o voo de conexão associado possa ser reservado. Ao mesmo tempo, vale a pena reservar com antecedência, o que significa que os bilhetes podem ser mais baratos. Um destaque especial este ano: os clientes Miles & More, o programam de fidelidade da Lufthansa, receberão milhas de status em dobro em todas as viagens Lufthansa Express Rail, como fazem em todos os voos.
Comentário
Esse tipo de interação entre diversas modalidades de transporte é extremamente benéfica tanto para os passageiros quanto para o meio ambiente. Já imaginou algo assim no Brasil? Você chega de uma viagem internacional pelo Aeroporto de Guarulhos e segue de lá de trem bala para uma cidade do interior paulista, por exemplo. Não custa sonhar, não é mesmo?