A GOL é a primeira empresa brasileira certificada com crédito de performance de atrito no novo pavimento da pista principal do Aeroporto de Congonhas (CGH). A partir de hoje (29) a empresa poderá pousar e decolar com suas aeronaves com ainda mais segurança, mesmo em condições climáticas adversas.
Sobre a certificação
A certificação concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) garante que os aviões da companhia, em conjunto com as características de aderência da pista, operem com maior eficiência, respeitando todas as medidas de segurança. O ganho de performance se reflete no dia a dia, como por exemplo, dias chuvosos podem ter uma equivalência a de um dia seco, além de reduzir significativamente a possibilidade de alternar – ter de pousar em outro destino.
Para o diretor de Segurança Operacional da GOL, Danilo Andrade, a conquista da certificação é um passo muito importante. “Receber essa certificação da ANAC é mais um atestado da qualidade e do reforço do trabalho de todos aqui com a Segurança, que é o nosso valor número 1”, disse o executivo.
Com a reforma executada pela Infraero em setembro do ano passado, o aeroporto possui uma pista principal ainda mais segura, com mais capacidade de drenagem (rápido escoamento da água de chuva) e maior aderência para os pneus das aeronaves. Foram feitas a fresagem do revestimento asfáltico antigo, a execução de camada estrutural de concreto asfáltico (CBUQ) com grooving (ranhuras na pista) na região das cabeceiras e aplicação de camada superficial porosa de atrito (CPA), bem como a sinalização horizontal.
Foco na segurança
A Infraero, por meio do Ministério da Infraestrutura, investiu R$11,5 milhões na modernização da pista. Os trabalhos contaram com a contribuição das companhias aéreas, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e demais entes públicos relacionados, como Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Eduardo Calderon, diretor do CCO e Engenharia da GOL, levou em consideração o péssimo histórico em relação aos dias chuvosos em São Paulo para expressar sua opinião. “Sabemos dos transtornos que os Clientes tinham naqueles dias com aquelas pancadas de chuva em Congonhas. Agora, com esta certificação, a GOL oferece a todos os clientes ainda mais eficiência operacional em seu serviço neste aeroporto tão importante a todos na capital paulista”, disse o diretor.
A certificação da GOL para operar com mais eficiência a partir da melhoria da pista de Congonhas abre caminho para que todo o setor de aviação ofereça serviços cada vez melhores para os seus usuários.