O primeiro-ministro francês, Jean Castex, acaba de anunciar suspensão de todos os voos com o Brasil. A decisão foi tomada devido à preocupação com a nova variante brasileira da Covid-19.
Suspensão dos voos por tempo indeterminado
“Constatamos que a situação está se agravando e por isso decidimos suspender até segunda ordem todos os voos entre Brasil e França”, afirmou o primeiro-ministro.
Confira na íntegra o anúncio compartilhado em suas redes socias:
Nous avons décidé de suspendre, jusqu'à nouvel ordre, tous les vols entre le Brésil et la France. pic.twitter.com/QncoIAwfCZ
— Jean Castex (@JeanCASTEX) April 13, 2021
O que diz a Air France
Comunicado 13 de abril:
“A Air France tomou conhecimento do anúncio do Governo Francês sobre a proibição dos voos entre a França e o Brasil até novo aviso. Como consequência, os voos de e para o Brasil serão cancelados a partir de amanhã, 14 de abril de 2021. A programação de voos da companhia após essa data (14/04/21) será ajustada de acordo com as determinações governamentais. Os clientes impactados por essas mudanças serão informados individualmente.
As equipes da Air France nos aeroportos e de relacionamento com o cliente estão mobilizadas para dar assistência aos clientes que desejam modificar ou adiar suas viagens. Como parte das medidas “Air France Protect” , todos os bilhetes podem ser alterados ou reembolsados gratuitamente e sem justificativa, para viagens programadas até 31 de Dezembro de 2021″.
Atualização 15 de abril:
“A Air France tomou conhecimento do anúncio do Governo Francês sobre a proibição dos voos entre a França e o Brasil até 18 de abril de 2021. Como consequência, a Air France cancelou os voos do dia 14 de abril de 2021.
A partir de 15 de abril de 2021 e por todo o período da proibição de voos, a Air France irá operar voos entre Paris-Charles de Gaulle e Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo) com frequências reduzidas. De acordo com a regulamentação em vigor, esses voos não poderão transportar passageiros do Brasil para França. Somente passageiros no trecho da França para o Brasil serão permitidos.
Os clientes impactados por essas mudanças serão informados individualmente.
A programação de voos da companhia a partir do dia 18 de abril de 2021 será ajustada de acordo com as instruções governamentais.
As equipes da Air France nos aeroportos e de relacionamento com o cliente estão mobilizadas para dar assistência aos clientes que desejam modificar ou adiar suas viagens. Como parte das medidas “Air France Protect”, todos os bilhetes podem ser alterados ou reembolsados sem taxas e sem justificativas, para viagens programadas até 31 de Dezembro de 2021”.
A França teve 5,1 milhões de casos de coronavírus desde o começo da pandemia e registraram 99 mil mortes no país. Os passageiros vindos do Brasil já precisavam apresentar um teste negativo ao chegar à França. Além disso, eram também obrigados a ficar em quarentena durante 10 dias.
Você será impactado com a decisão?