A TAP voltou a operar no Aeroporto Internacional de Salvador neste mês de abril, quando a companhia portuguesa completa 43 anos desde seu primeiro voo à capital baiana. Por enquanto, a frequência de voos entre Salvador e Lisboa são em dias variados, duas vezes na semana.
A VINCI Airport, empresa que gerencia o aeroporto baiano, disse que essa frequência deve se expandir gradualmente, chegando a três voos semanais em maio e, posteriormente, quatro voos em junho e cinco no mês de julho. Em maio, as aeronaves da TAP chegam a Salvador e retornam a Lisboa às quartas, sextas e domingos.
Sobre a volta das operações
A retomada aconteceu logo após Portugal autorizar voos de passageiros provenientes do Brasil, o que demonstra a sólida demanda de tráfego a partir de Salvador. Além de atender os brasileiros residentes em Portugal e vice-versa, essa rota viabilizará a exportação e importação de produtos. A capital da Bahia responde sozinha por 18% do volume de carga transportada pela TAP no Brasil.
Marcus Campos, gerente de marketing e negócios aéreos do Salvador Bahia Airport, disse que a volta das operações da TAP no aeroporto significa muito mais do que apenas o turismo. “Esse retorno da rota Lisboa-Salvador demonstra, mais uma vez, que essa ligação se sustenta para além do turismo”. No ano passado, quando a entrada de estrangeiros no Brasil foi proibida por conta da pandemia, os voos da TAP também foram as primeiras operações internacionais a serem retomadas.
A VINCI Airports disse que a retomada do tráfego entre os dois aeroportos terá forte segurança sanitária. A campanha da VINCI “Protegendo uns aos outros” – um conjunto de medidas sanitárias que está em conformidade com os mais altos padrões internacionais – foi implementada nos aeroportos de Salvador e Lisboa. Essas medidas de higiene foram certificadas por diversas agências e instituições, como o Bureau Veritas e o ACI (Conselho Internacional de Aeroportos).
Entrada em Portugal
A entrada em Portugal está limitada a determinados tipos de viajantes, como cidadãos da União Europeia e estrangeiros com visto de residência no país. As especificações podem ser encontradas no site da Embaixada de Portugal no Brasil. Para ingressar no país é necessário apresentar no ato do embarque um teste RT-PCR negativo para COVID-19 feito com até 72h de antecedência do momento da viagem. Também será necessário fazer quarentena de 14 dias ao chegar no país.
Mesmo com os impedimentos de viagens continuando, é bom ver companhias internacionais voltando a operar rotas para o Brasil. Assim, o passageiro que se encaixa nos requisitos de entrada em Portugal, ganha mais uma opção de voo para escolher.
Você será beneficiado com o retorno da TAP em Salvador?