A Qatar Airways vai se tornar a primeira companhia aérea a integrar certificados de vacinação contra a COVID-19 no IATA Travel Pass. O teste com a nova funcionalidade será implementada gradualmente durante o mês de julho.
Sobre a implementação
Com o aumento do número de viajantes retornando aos céus, a Qatar pretende continuar reduzindo a papelada para fornecer uma experiência de viagem mais segura e sem contato para todos os seus passageiros.
O teste será realizado em fases a partir de julho, começando inicialmente com a tripulação de cabine retornando a Doha, viajando do Kuwait, Londres, Los Angeles, Nova York, Paris e Sydney. A tripulação de cabine poderá fazer o upload de suas credenciais de vacinação contra a COVID-19 emitidas pelo Qatar junto com seus resultados dos teste para o aplicativo móvel IATA Travel Pass e verificar se estão qualificados para viajar. Na chegada em Doha, a tripulação poderá então compartilhar com segurança seu certificado de vacinação e prosseguir com a imigração no aeroporto.
Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, disse que a Qatar Airways e o governo do Qatar estão se posicionando a frente ao se tornarem os primeiros a testar a verificação das credenciais da vacina dos passageiros por meio do IATA Travel Pass. “Os certificados de vacinação COVID-19 ou status de teste serão a chave para restaurar a liberdade de viagens das pessoas. Os testes da Qatar Airways e cerca de 70 outras companhias aéreas demonstraram que o IATA Travel Pass pode gerenciar os resultados dos testes com eficiência. Este importante novo teste com foco no status de vacinação aumentará ainda mais a confiança no IATA Travel Pass como uma solução completa para viajantes, governos e companhias aéreas.”, completou o executivo.
Sobre o IATA Travel Pass
O IATA Travel Pass permite que os passageiros criem um ‘passaporte digital’ para verificar se seu teste pré-viagem ou vacinação atende aos requisitos do destino. Eles também poderão compartilhar os certificados de teste e vacinação com autoridades e companhias aéreas para facilitar as viagens. O novo aplicativo também permitirá que os viajantes gerenciem toda a documentação de viagem digitalmente e de forma contínua durante a experiência de viagem.
No aplicativo IATA Travel Pass, o registro integrado de requisitos de viagem também permitirá aos passageiros encontrar informações precisas sobre viagens e requisitos de entrada para todos os destinos, independentemente de onde estejam viajando. Também incluirá um registro de centros de teste e, eventualmente, de vacinação – tornando mais conveniente para os passageiros encontrar centros de teste e laboratórios em seu local de partida que atendam aos padrões para requisitos de teste e vacinação de seu destino.
A plataforma também permitirá que laboratórios e centros de teste autorizados enviem com segurança os resultados dos testes ou certificados de vacinação aos passageiros. O registro global, gerenciado pela IATA, irá gerenciar e permitir o fluxo seguro de informações necessárias entre todas as partes interessadas e fornecer uma experiência perfeita para o passageiro.
O programa foi desenvolvido como quatro módulos independentes que podem interagir uns com os outros. Esses módulos cobrem registros para requisitos regulamentares de entrada e laboratórios / centros de teste, emissão de certificados verificados, identidade digital e a possibilidade de os passageiros compartilharem os resultados dos testes durante a viagem por meio de seus dispositivos móveis. Esses módulos podem funcionar juntos como uma solução ponta a ponta completa. Ou podem ser usados separadamente para complementar sistemas que outros estão construindo. A IATA desenvolveu esses módulos para garantir que sejam interoperáveis com outras soluções da indústria.
O que você espera dessa novidade?
Para saber mais sobre o IATA Travel Pass, acesse este site.