A American Airlines anunciou uma parceria com a lowcost chilena JetSMART. A parceria tem o intuito de unificar o serviço e a presença global da American com a rede da JetSMART na América do Sul, oferecendo tarifas competitivas e mais opções de viagens em todo o continente.
Sobre a parceria
A American investirá na JetSMART para facilitar o crescimento da companhia chilena, o que dará à companhia americana uma participação minoritária na empresa sul-americana. Além disso, a American e a Indigo Partners, grupo dono da JetSMART, se comprometeram em financiar oportunidades futuras na região.
A companhia dos Estados Unidos fortalece e aumenta sua rede sul-americana por meio desse acordo, para atrair mais viajantes em mais mercados. A parceria, junto com outras na América Latina, também dará aos passageiros americanos acesso a tarifas mais baixas e opções de viagens em uma rede de rotas bem ampla.
Vasu Raja, diretor de receita da American, disse que o investimento proposto com a JetSMART dará ao passageiro um acesso maior à rede das companhias, com tarifas mais baixas e com vantagens também ao programa de fidelidade. “Este investimento proposto na JetSMART daria aos clientes acesso à maior rede, tarifas mais baixas e um melhor programa de fidelidade para viagens nas Américas”.
A parceria também permite que ambas as empresas cresçam de forma agressiva e lucrativa, atuando em toda a América Latina conforme a demanda de voos se recupera.
Programa de fidelidade
Essa parceria também torna o AAdvantage o maior programa de fidelidade de viagens das Américas, criando mais maneiras para os passageiros ganharem milhas com viagens, além de usarem suas milhas para emitir voos e terem benefícios de elite globalmente.
“Essa parceria também tornará o AAdvantage o maior programa de fidelidade de viagens das Américas, criando mais maneiras para os clientes ganharem milhas com as viagens, usarem suas milhas para acessar novos destinos, e benefícios de elite globalmente, independentemente se voarem na América Latina ou na América do Norte”, finalizou o diretor de receita da American.
Mapa de rotas
Veja abaixo os mercados que a parceria irá atender:
As rotas em azul são as que a American Airlines irá operar, enquanto as em vermelho são da JetSMART. Como nós informamos, ainda em 2019, a empresa chilena havia recebido o aval da ANAC para operar no Brasil. Antes da pandemia, a companhia atendia os aeroportos de Foz do Iguaçu, São Paulo e Salvador.
Muito possivelmente este mapa de rotas será atualizado ao decorrer dos meses. A partir de novembro, a cidade de Manaus deixará de ser atendida pela American Airlines.
Possibilidade de acúmulo de milhas em voos domésticos no Brasil
Como informamos anteriormente, a JetSMART também estava estudando operar rotas domésticas dentro do Brasil, mas devido a pandemia, a ideia teve de ser postergada. Se autorizada pela ANAC, há chances de ser possível acumular milhas no AAdvantage em voos domésticos no mercado brasileiro, uma vez que, em acordo com a American Airlines, voos da JetSMART irão acumular no programa de fidelidade americano.
Com isso, o viajante que deseja fazer voos domésticos no Brasil ganhará mais uma opção de acúmulo de milhas no programa da American, já que a brasileira GOL também tem parceria com a American e as milhas dos seus voos também podem ser creditadas no AAdvantage.
Comentário
A possibilidade de acumular milhas de voos da JetSMART no AAdvantage é muito interessante. A companhia chilena opera voos para o Brasil por preços mais atrativos que a média do mercado. Até meados de 2020, era possível encontrar voos ligando Santiago a São Paulo, por menos de R$300 o trecho.
Vale ressaltar que a AA faz parte da oneworld, ou seja, milhas acumuladas no AAdvantage podem ser utilizadas em emissões de voos de companhias aéreas da aliança, além de outras empresas que a American também possui acordos.
Gostou da parceria da American + JetSMART?