A ITA Airways, mais nova companhia aérea da Itália, homenageou Paolo Rossi em sua primeira aeronave a receber a nova pintura da companhia, um Airbus A320. O avião foi batizado com o nome do ex-jogador devido à representatividade dele para a Itália.
De acordo com a companhia, a escolha do nome do herói do tricampeonato da Itália na Copa do Mundo de 1982, faz parte de uma estratégia da empresa em renomear as aeronaves em homenagem aos desportistas italianos – “que são exemplos no profissionalismo, na determinação, força, paixão e elementos que sempre honraram as cores da Itália”.
De acordo com a viúva do ex-jogador, Federica Cappelletti, Paolo amava viajar e a homenagem contribui para um reconhecimento do que significa o atleta para os italianos. “Paolo adorava viajar. Para mim é, portanto, um motivo de grande emoção e orgulho ver o nome dele estampando a aeronave ITA Airways. Isso me faz entender o amor e a estima que os italianos tem do meu marido, que sempre colocou paixão e convicção pela camisa azul em seus trabalhos”.
Nova pintura da ITA
A nova pintura da ITA Airways é caracterizada pela cor azul, escolhida como símbolo de unidade, coesão e orgulho do país e, que também representa a cor do uniforme principal da Azurra – como é conhecida a seleção italiana. Na cauda, as cores verde, branco e vermelho simbolizam a bandeira da Itália, enquanto o logo da companhia aparece nas cores branca e dourada.
“Carrasco” do Brasil
Paolo Rossi, que faleceu em dezembro do ano passado, foi um ícone italiano e o principal jogador do país na Copa do Mundo de 1982, disputada na Espanha. O apelido de “carrasco” do Brasil se deve por conta de um jogo no Mundial de 82, onde Paolo anotou 3 gols contra o Brasil e eliminou a seleção da competição.
A seleção brasileira era franca favorita a faturar aquela edição de Copa do Mundo e possuía um dos melhores elencos da história da Canarinha em Copas. A Itália, por sua vez, não tinha feito uma boa primeira fase e, portanto, era dada como “zebra” para a partida. Mas o que se viu em campo foi algo “supernatural”, como dizem os italianos.
Paolo Rossi, que até então estava com uma participação tímida no Mundial, anotou 3 gols e eliminou p “Super Brasil” de Sócrates, Zico e companhia. A vitória sob a seleção brasileira deu um gás a mais aos italianos e, principalmente ao atacante, no restante dos jogos do torneio.
Depois da excelente atuação contra o Brasil, Rossi foi crucial para a conquista do tricampeonato, anotando os gols da vitória da Itália sobre a Polônia na semifinal e um dos gols da finalíssima contra a antiga Alemanha Ocidental, no triunfo de 3×1.
A companhia informou que um dos seu pilares fundamentais é colocar o cliente no centro de seus negócios. Seguindo essa linha, a companhia em breve convidará fãs de suas redes sociais para escolher os nomes dos campeões que vão dar nome aos seus próximos aviões com as novas cores.
O que achou da homenagem? Alguém com planos de voar no avião “Paolo Rossi” da ITA Airways?