O Ministério da Saúde da Coreia do Sul anunciou na última semana que vai remover alguns requisitos de entrada para viajantes vacinados. A partir da próxima segunda-feira (21), a quarentena não será mais necessária para os visitantes imunizados que chegam ao país.
Requisitos de entrada
De 21 de março em diante, os viajantes vacinados que completaram sua vacinação contra a COVID-19 e registraram seu histórico de vacinação neste site antes de viajar para a Coreia do Sul, não precisarão mais fazer a quarentena de 7 dias. Informando seus dados e seu comprovante de vacinação no site, vai ser gerado um QR Code, que será escaneado no momento da entrada no país asiático.
Já a partir de abril, o governo estenderá a isenção de quarentena para demais estrangeiros vacinados que não possuem o certificado de vacinação anexado no aplicativo.
Vale lembrar que o país considera uma pessoa imunizada, àquela que recebeu as duas vacinas da COVID-19 no mínimo 14 dias antes do embarque.
Como funciona o anexo de documentos para brasileiros
O solicitante deve cadastrar os seguintes comprovantes no Sistema de Cadastro de Informações Sanitárias (Q-CODE), antes da entrada na Coreia:
- O resultado negativo do teste PCR, emitido dentro de 48 horas até o voo, deve ser enviado junto com os comprovantes;
- Os comprovantes do Brasil devem ser enviados na versão em inglês, obtidos através do aplicativo ou site do ConecteSuS ou Poupatempo;
- O comprovante original, impresso em português deve ser apresentado no momento da entrada na Coreia, para ser cadastrado no sistema dos postos de saúde da Coreia.
Além disso, portadores de passaporte brasileiro deverão obter obrigatoriamente o visto no Consulado, independentemente da elegibilidade à isenção de quarentena. No momento, a emissão de visto de turismo está suspensa temporariamente. Para mais informações, acesse o site do Consulado Sul-Coreano.
Testes permanecem obrigatórios
Apesar do fim da exigência de quarentena, ainda serão necessários as realizações de testes de COVID-19, sendo um antes do embarque, outro na chegada ao país e outros dois no 6° e 7° dia de permanência. A novidade é que agora um teste antígeno também é aceito nos dias 6 e 7.
Ainda não foi informado se os testes rápidos (antígeno) também serão aceitos antes do embarque e na chegada ao país. Vale lembrar que, até o momento, para embarcar à Coreia do Sul, é necessário um teste negativo do tipo RT-PCR, realizado em até 48h antes do voo.
Quarentena obrigatória para alguns viajantes
Apesar do fim da quarentena para turistas estrangeiros, a medida permanece em vigor para quem embarca de um país considerado de alto risco, independente do estado de vacinação. São eles: Paquistão, Uzbequistão, Ucrânia e Mianmar.
Além do final da quarentena para viajantes vacinados, também serão derrubadas as proibições do uso de transportes públicos para estrangeiros. A partir do dia 21, os viajantes poderão utilizar os ônibus, metrôs e trens no país.
O governo ainda disse que está monitorando a situação com o vírus e que vai analisar de perto o impacto do fim da quarentena para tomar decisões no futuro.
Você planeja viajar para a Coreia do Sul em breve? Não se esqueça de anexar seu comprovante de vacinação neste site. E para mais informações, acesse a nota do governo sul-coreano.