A cobrança por conta da permanência de veículos no meio-fio das áreas de embarque e desembarque do Aeroporto de Porto Alegre, que começaria nesta última segunda-feira (2), foi adiada. Segundo a Fraport Brasil, empresa que administra o local, a medida não foi colocada em prática hoje em razão de um problema em um sistema interno e ainda não há definido um prazo para normalização dos serviços para implantação da novidade.
A cobrança é uma tentativa de reduzir a permanência excessiva de veículos nas imediações do aeroporto. A iniciativa prevê que os motoristas receberão um ticket para acesso gratuito por dez minutos, excedido esse tempo, serão cobrados R$20 a cada dez minutos a mais. O pagamento será feito em máquinas de autoatendimento na saída, sem a necessidade de descer do veículo.
De acordo com a Fraport, o tempo de dez minutos foi calculado em projeto com base nos horários de pico. Ao todo, são 43 vagas no embarque, no segundo piso, e 39 para a área de desembarque, no térreo. Conforme dito por Sabine Trenk, COO da empresa, a ideia não é reverter as cobranças em receita, mas oferecer qualidade de serviços aos usuários e passageiros, estabelecendo um tempo específico para o uso do meio-fio. “Melhorar os níveis de serviço é, inclusive, uma obrigação contratual com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, frisa.
Como vai funcionar
Confira abaixo mais detalhes divulgador pela Fraport do funcionamento do sistema:
- Haverá cancelas nas vias de entrada e saída.
- Ao se aproximar do sítio aeroportuário, o motorista deve se posicionar na pista à direita para se dirigir ao piso do check-in ou à esquerda para o piso do desembarque. Ao passar pela cancela, é possível se deslocar diretamente a um dos estacionamentos ou seguir para o meio-fio, onde terá 10 minutos para embarque ou desembarque.
- Se ultrapassar o tempo de tolerância, serão cobrados R$ 20 a cada 10 minutos extras.
- Para evitar a cobrança acima, ao perceber que utilizará mais que 10 minutos, o motorista pode se dirigir a um dos estacionamentos e utilizar o mesmo ticket que pegou na cancela de entrada ao sítio aeroportuário. Basta passar o ticket no leitor do estacionamento e, automaticamente, será feita a cobrança somente do tempo utilizado no estacionamento. Na saída, o mesmo ticket será usado nas cancelas do estacionamento e de saída do sítio.
- Ônibus de turismo, vans de turismo e ônibus intermunicipais devem ingressar pela cancela e se dirigir para a Estação de ônibus, utilizando o mesmo ticket. Clique aqui para mais informações.
- Taxis credenciados, vans de locadoras de veículos (Localiza e Movida), ônibus municipais e autoridades devem ingressar pelo sistema de cancelas e se dirigir às vagas demarcadas no meio-fio.
- Colaboradores da Fraport Brasil que utilizam os estacionamentos ou funcionários de cessionários mensalistas da Estapar não precisam pegar o ticket na cancela de entrada ao sítio aeroportuário. Basta utilizar o seu cartão do estacionamento.
A orientação da Fraport aos motoristas que desejarem permanecer por mais tempo no aeroporto é buscar os estacionamentos, que serão acessados com o mesmo ticket. Bastará passar o ticket no leitor do estacionamento e, automaticamente, será feita a cobrança somente do tempo utilizado no local.
O que você achou do novo sistema? Vamos aguardar para saber a data que ele será implementado.
Com informações do Correio do Povo