O Grupo IAG, que coordena as operações da Iberia e da British Airways, fechou um acordo com a Boeing para o pedido firme de 50 aeronaves 737-8 e 737-10, com opção de expansão para até 150 jatos. Os modelos operam voos de curta e média distância e irá ajudar as companhias aéreas do grupo a aumentar sua oferta de aviões em rotas dentro da Europa.
Além de ampliar a oferta de voos curtos, as novas aeronaves também irão diminuir o consumo de combustível nas operações. “A adição de novos Boeing 737 é uma parte importante da renovação da frota de curta distância da IAG. Essas aeronaves de última geração são mais eficientes em termos de combustível do que aquelas que irão substituir e estão alinhadas com nosso compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050”, disse Luis Gallego , presidente-executivo do IAG.
Sobre as aeronaves
O 737 incorpora os motores CFM International LEAP-1B de última geração, winglets de tecnologia avançada e outras melhorias. A família de aviões 737 é, em média, 14% mais eficiente em termos de combustível do que os 737 Next-Generation mais eficientes de hoje e 20% mais eficiente do que os 737 Next-Generation originais, quando entraram em serviço.
O maior modelo da família, o 737-10, acomoda até 230 passageiros em uma configuração de classe única e pode voar até 3.300 milhas. O jato com baixo consumo de combustível pode cobrir 99% das rotas de corredor único, incluindo rotas servidas por 757.
Segundo o IAG, o anúncio feito finaliza um compromisso assumido pelo IAG para o 737 no Paris Air Show 2019 e está sujeito à aprovação dos seus acionistas.