O governo do Japão anunciou que reabrirá suas fronteiras para turistas estrangeiros com pacotes de viagens em grupo a partir do próximo dia 10 de junho. O país estava fechado há mais de dois anos, como tentativa de conter a transmissão do coronavírus. A medida engloba uma relação de 98 países e regiões onde a situação da COVID-19 é considerada estável, incluindo o Brasil.
O processo de reabertura
Conforme anúncio do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, neste momento a volta do turismo no país será permitida apenas para viagens em grupo. A medida estava sendo testada com pequenos grupos de turistas dos Estados Unidos, Austrália, Tailândia e Singapura, que receberam um visto especial para isso.
O número de aeroportos que recebem voos internacionais também irá aumentar de cinco para sete. Serão inclusos nessa lista o aeroporto de New Chitose em Hokkaido e o aeroporto Naha, em Okinawa.
Para ingressar no país todos os visitantes precisarão apresentar um teste de negativo para COVID-19 e alguns passageiros estarão sujeitos a um novo teste chegando ao destino. Pessoas vacinadas com a dose de reforço poderão ser liberadas do teste adicional.
O número de turistas que podem entrar no país por dia provavelmente permanecerá com limitações nesse início. Lembrando que o Japão já anunciou que dobrará esse limite de chegadas de pessoas do exterior para 20.000 por dia a partir do próximo mês, embora isso ainda esteja muito abaixo dos níveis vistos antes da pandemia.
Apesar da flexibilização, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório.
E você? Ansioso para voltar a visitar o país? Vamos seguir acompanhando os próximos passos da reabertura do Japão.
Com as informações do portal Bloomerang.