TAP realiza voo com combustível sustentável para mostrar compromisso com o futuro da aviação

Notícias

Por Igor Tonetti

A TAP, em conjunto com a Galp e com a ANA Aeroportos de Portugal, realizou em julho um voo com combustível sustentável de aviação (SAF). A operação simbolizou o início de uma parceria estratégica para as empresas desenvolverem, produzirem e fornecerem o SAF em larga escala, usando itens reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.

A321neo TAP livery Portugal

Tobias Gudat


Operação com SAF

O primeiro voo em Portugal abastecido com SAF partiu no dia 22 de julho entre Lisboa e Ponta Delgada. A aeronave utilizada para realizar a operação foi o Airbus 321neo, pintado com as cores retro da TAP.

O combustível incluiu 39% de material de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado à alternativa de alto carbono. A redução de emissões de CO2 neste primeiro voo foi de 7,1 toneladas de CO2eq, o que representa uma diminuição de 35%.

A companhia portuguesa utilizou seu Twitter para informar sobre a operação:


Parceria para o uso de SAF

A parceria foi assinada numa cerimônia com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, e está em conformidade com o pacote climático ‘Fit for 55’ da Comissão Europeia.

A CEO da TAP disse que o voo marca um importante passo no plano de sustentabilidade da empresa, mas que não é o primeiro neste aspecto. “Desde 2018, a TAP tem vindo a renovar a sua frota, integrando aeronaves mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. As aeronaves NEO possuem motores de alta eficiência e aerodinâmica aprimorada que reduzem o consumo de combustível e as emissões de CO2 em 20%”.

O combustível de aviação sustentável tem a vantagem de oferecer desempenho semelhante ao combustível de aviação tradicional. Além disso, pode ser usado nos mesmos motores do combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com redução de emissões de até 80%.

O SAF utilizado nos voos da TAP será fornecido pelo principal produtor de combustível de aviação sustentável, a Neste. Ele é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal.


Aeroportos da ANA são sustentáveis

A ANA Aeroportos de Portugal implementou, em todos os seus aeroportos, uma estratégia de gestão mais sustentável visando a redução de carbono no setor da aviação em Portugal. Isso está alinhado com a estratégia de mobilidade positiva da VINCI Airports, que visa reduzir as emissões e atingir zero emissões líquidas (NetZero) até 2030.


Comentário

Para além da descarbonização do transporte aéreo, outros benefícios complementares do SAF permitem potenciar a economia circular, aumentando a independência energética e a segurança do abastecimento, constituindo uma garantia da economia, assegurando a manutenção e a criação de emprego. Estes combustíveis podem ser utilizados de imediato, uma vez que toda a infraestrutura de abastecimento existente é mantida sem necessidade de adaptação da frota TAP.

A parceria também inclui a iniciativa legislativa RefuelEU Aviation, que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.

Alertas de Milhas no WhatsApp
Alertas de Milhas no WhatsApp Receba alertas de passagens de milhas no WhatsApp!
Hotéis
Hotéis Ganhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2026
Seats.Aero
Seats.Aero 20% de desconto em qualquer plano do Seats.Aero com cupom exclusivo
AwardWallet Plus
AwardWallet Plus 6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsApp Entre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.