A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) está em conversas com a administração do Aeroporto Internacional de São Paulo para a volta das operações entre a Alemanha e o Brasil realizadas pela Condor. A companhia alemã operava no mercado brasileiro até 2019, mas os voos foram suspensos e não foram retomados desde então.
Interesse mútuo no retorno das operações
O encontro entre os representantes das três partes ocorreu ontem (15) em uma reunião feita por videoconferência. Durante a reunião, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, pontuou o interesse da Agência em cooperar com a companhia aérea e detalhou a importância da Alemanha para o turismo brasileiro – que, historicamente, é o segundo país europeu a enviar mais viajantes ao Brasil, atrás de Portugal.
O gerente de novos mercados da Condor, Oliver Feess, disse estar entusiasmado com a possibilidade de retornar a operação no país. De acordo com ele, a companhia planeja encerrar o planejamento para a temporada 2023 nas próximas semanas e o Brasil é um dos destinos cotados.
Frota da Condor
Em sua frota, a companhia conta com aeronaves de corredores únicos e de fuselagem larga, que são escaladas para operar voos longos, intercontinentais. Atualmente a empresa possui a frota composta de Airbus A320-200, A321-200, A330-200 e o A330neo, além das aeronaves da Boeing como o 757-300 e o 767-300ER.
Alguns desses modelos receberam uma pintura inusitada no começo do ano para atrair os passageiros durante a temporada de férias. Os aviões foram personalizados com listras nas cores verde, vermelho, azul, amarelo e dourado. Segundo a companhia, o novo design significa a nova marca registrada da Condor, que também passa a mensagem de diversidade. Veja o que diz a empresa:
“Nossa nova marca registrada são as listras, nossa marca figurativa representa nossa origem e as cores, a diversidade. Essa tríade é nova, o que resta é nossa paixão. Isso sempre tornou a Condor única e, portanto, também se reflete em nossa identidade: A paixão é nossa bússola”.
Interior reformado no A330neo da Condor
Além do livery inusitado, a Condor também reformou a cabine de seu Airbus A330neo, com novos produtos na Classe Econômica, Econômica Premium e Classe Executiva. A nova aeronave decolará em uma configuração de três classes: um total de 310 assentos estarão disponíveis, sendo 30 para a Classe Executiva, 64 para a Classe Econômica Premium e 216 para a Classe Econômica.
Visualmente, o novo produto foi desenhado para impressionar, com um conceito de cores estiloso nos tons “Condor Marina” e “Condor Earth”, além de listras sutis como elemento recorrente. Isso inclui um encosto de cabeça em todos os assentos, que será uniformemente listrado na Business e Premium Economy Class.
Business Class
A nova Business Class oferece assentos totalmente reclináveis em uma configuração 1-2-1 com acesso direto ao corredor para todos os clientes. Para uma noite de sono de qualidade, o assento se converte em uma cama de 1,99 metros. Os clientes da Business Class têm acesso aos filmes, séries, podcasts e jogos mais recentes, todos por uma tela de 17,3 polegadas 4K, com tela sensível ao toque e controle remoto.
Premium Economy & Economy Class
Na Premium Economy, os passageiros desfrutam de mais espaço entre os assentos e reclinação adicional em comparação com a Economy Class. Além disso, o apoio de cabeça e o apoio para os pés ajustáveis em todos os assentos garantem uma experiência de voo significativamente mais confortável.
Tanto os assentos da Premium Economy quanto da Economy Class possuem monitores 4K de 13,3 polegadas, com telas sensíveis ao toque, que podem ser usados para aproveitar o extenso programa de voo. A Condor usa uma configuração de assentos 2-4-2 em ambas as classes.
O A330neo também oferece internet banda larga de alta velocidade e, com isso, uma nova forma de conectividade a bordo. A mais recente tecnologia de entretenimento a bordo oferece uma programação de qualidade, na qual os clientes podem escolher seus filmes, séries, podcasts ou outros recursos favoritos. Cada assento tem um suporte extra para um dispositivo móvel para que o streaming também seja possível.
Além disso, fones de ouvido Bluetooth pessoais podem ser conectados ao sistema de entretenimento a bordo da aeronave. Para condições de luz ideais e uma atmosfera de bem-estar, a cabine possui iluminação ambiente que pode ser ajustada individualmente para todas as classes de acordo com a hora do dia.
Faça um tour virtual pela aeronave através deste site.
Possível retorno da Condor
A possível chegada de mais uma companhia aérea no Brasil é vista com bons olhos. Com isso, quem ganha é o passageiro, que recebe mais alternativas na hora de escolher a companhia aérea com a qual irá voar.
Atualmente, as companhias aéreas que operam diretamente daqui para a Alemanha são a LATAM, na rota São Paulo – Frankfurt; e a Lufthansa, nas rotas ligando São Paulo e Rio de Janeiro a Frankfurt e Munique, respectivamente.
Comentário
A Embratur está apostando que as recentes medidas adotadas pelo governo brasileiro, publicadas no começo da semana, vão alavancar ainda mais a atração de turistas estrangeiros para cá. Além disso, a malha aérea internacional do Brasil também está em alta, com 80,71% da capacidade pré-pandemia sendo atingida em agosto.
O que acha do retorno dos voos da Condor para o Brasil? Pretende voar com a empresa?