Boa notícia para viajantes do mundo todo! A China vai deixar de exigir quarentena para turistas internacionais. A mudança entrará em vigor no dia 8 de janeiro, como medida para estudar a diminuição das restrições na China – cujas fronteiras estão praticamente fechadas desde 2020, no ápice da pandemia.
Além do fim da quarentena, o governo chinês também informou que a gestão de Covid-19 no país será alterada da categoria A para B, uma vez que a doença se tornou menos virulenta, evoluindo gradualmente para uma infecção respiratória comum. Doenças de categoria A dão às autoridades locais o poder de colocar em quarentena pacientes e quem esteve próximo a eles, além de bloquear regiões.
De toda forma, mesmo com a atualização nos critérios de entrada, ainda será necessário apresentar um resultado negativo do PCR, realizado 48 horas antes da chegada. Mas agora, testes extras, realizados após a chegada ou em dias subsequentes à viagem deixarão de ser cobrados. Outra atualização é que os locais públicos poderão ser acessados por todos, sem restrições como era até então.
Comentário
A atualização na política de entrada à China é vista com bons olhos pelos viajantes, mas principalmente pelo mercado econômico. Isso porque, após três anos de bloqueios, fronteiras fechadas e medidas ultra restritivas, o mercado financeiro chinês sentiu bastante o baque – aumentando o nível de descontentamento com o governo do presidente Xi Jinping.
Apesar da entrada facilitada, em voos com destino ao país o uso de máscaras permanece obrigatório.
Alguém pensando em visitar a China em breve?
Com informações: Reuters.