O Reino Unido vai implementar uma autorização eletrônica de viagem (ETA) para todos os viajantes isentos de visto. A nova medida, que engloba passageiros chegando do Brasil, começará a ser implementada a partir de novembro.
De acordo com o governo local, o lançamento desta autorização eletrônica servirá como parte dos esforços para melhorar o controle de fronteira. Isto porque ele fornecerá informações mais precisas sobre o número de pessoas que viajam para o Reino Unido e os países de origem. Atualmente, os números são baseados em pesquisas realizadas nos portos de entrada, os quais não fornecem informações exatas.
Com um melhor controle de fronteiras, é esperado que o ETA também tornará o Reino Unido um destino ainda mais seguro. Segundo reportado pelo portal de notícias estadunidense, CNBC, esta novidade representa a maior mudança nas regras nas últimas décadas.
Como se aplicar ao ETA?
Assim que disponível, todo o processo de inscrição pode ser feito de maneira remota, seja através de um site ou aplicativo que será lançado em breve, sem a necessidade de ir à Embaixada do Reino Unido. Para solicitar a autorização digital de viagens ao Reino Unido, você deverá apresentar o seguinte:
- Passaporte de um país elegível (como é o caso do Brasil);
- Endereço de e-mail;
- Detalhes da viagem; e
- Um cartão de crédito ou débito.
O processo de aprovação da autorização eletrônica dura cerca de 3 dias. Veja abaixo um vídeo explicando o ETA:
Validade e mais informações
Até o momento, não foi divulgado oficialmente por quanto tempo o ETA será válido, mas a expectativa é de que seja por, pelo menos, 2 anos. Além disso, é esperado que o serviço tenha um custo – que também não foi informado.
Vale lembrar que o ETA não é um visto, mas sim uma autorização de viagem. Para nações que possuem acordo de isenção de visto, como o Brasil, Estados Unidos e países da União Europeia, só o preenchimento da autorização já é válida para a entrada no Reino Unido, seja como destino final ou trânsito em aeroportos.
Política de isenção do ETA
Estão isentos de apresentar a autorização eletrônica as seguintes pessoas:
- Pessoas com cidadania britânica nas Dependências da Coroa ou nos Territórios Ultramarinos Britânicos;
- Portadores de passaporte irlandês;
- Quem possui visto de trabalho, moradia ou aqueles com visto de estudante.
Comentário
O governo do Reino Unido diz que o sistema ETA será introduzido ainda em 2023 e estará totalmente operacional até o final de 2024. Assim que o novo esquema for introduzido, todos os viajantes internacionais precisarão de permissão para entrar ou transitar no Reino Unido.
O ETA será válido para visitas curtas para fins de turismo, negócios ou trânsito. Para permanecer por um longo período ou trabalhar no Reino Unido, ainda será necessário um visto ou outra autorização de entrada.
O que você achou da decisão?