O Aeroporto de Uberlândia receberá um projeto de modernização, com obras previstas para os próximos 30 meses. Dentre as novidades, haverá um novo terminal, o qual contará com pontes de embarque, ganhos em capacidade e segurança internas, além de melhorias nos arredores. Confira todos os detalhes nesse artigo.
Modernização
A Prefeitura de Uberlândia e a concessionária aeroportuária Aena, que acaba de assumir a gestão do aeroporto da cidade (UDI), apresentaram seu plano com novos e expressivos investimentos para os próximos 30 meses dentro e fora do Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato. O projeto final será então submetido à Agência Nacional de Aviação Civil até o fim de novembro.
Aumento de capacidade e segurança
Haverá a construção de um novo terminal de passageiros do outro lado da pista atual para atender a 3 milhões de passageiros ao ano, o dobro da capacidade atual. Além disso, contará com duas pontes de embarque (fingers) e leitores automáticos de cartões de embarque, garantindo, assim, mais agilibilidade e acessibilidade. Também estão previstas esteiras de bagagens com maior capacidade, um novo pátio para até 8 aeronaves de aviação comercial, novas pistas de rolagem (taxiways) e novo estacionamento com mais vagas.
Com o novo desenho, o aeroporto assim cumprirá todas as exigências mais atuais de segurança operacional. A pista terá áreas de escape (Resa) em ambas as cabeceiras, revitalização do pavimento e preparação das faixas laterais para acesso de veículos de socorro em caso de emergências. Todos os afastamentos mínimos requeridos entre pistas e aeronaves no pátio também serão viabilizados. O sistema de bagagens estará preparado para inspeção integral, por imagem, das malas despachadas. Água de reuso e consumo de energia limpa então deixarão o equipamento mais sustentável.
Arredores
A Prefeitura de Uberlândia irá investir em acessos viários mais âmplos ao novo terminal. Além disso, há projetos para modernização dos arredores do aeroporto, com o intenção de dar maior dinamismo à região. Há, inclusive, proposta específica de revisão do Plano Diretor Municipal para o entorno do sítio aeroportuário.
Comentário
Modernizações de aeroportos são sempre boas notícias, principalmente em um país do tamanho do Brasil, pois ajudam em uma maior conectividade de um território de dimensões continentais. Assim sendo, as obras ajudarão a conectar ainda mais o triângulo mineiro ao resto do Brasil. Nesse contexto, abrem-se também possibilidades de desenvolvimento de negócios locais na região do aeroporto, especialmente na área de carga aérea, algo forte na cidade.
O que achou da notícia sobre as obras de modernização do Aeroporto de Uberlândia? Você pode então conferir o comunicado completo clicando aqui.