A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) brasileira e a Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) argentina assinaram um Memorando de Entendimento. Este documento estabelece a política de céus abertos entre Brasil e Argentina, dando fim aos limites semanais de voos regulares de passageiros e facilitando a liberação de voos cargueiros.
Céus abertos entre Brasil e Argentina
Com política de céus abertos as companhias aéreas de ambos os países poderão determinar livremente a quantidade de voos de passageiros que pretendem oferecer. Até então, o limite era de no máximo 170 voos semanais no total. E assim, a medida dará mais flexibilidade às aéreas para planejar suas operações. Com isso podendo levar ao aumento da oferta dos serviços e à ampliação da concorrência nos voos que ligam Brasil e Argentina.
O acordo amplia, além disso, a permissão para operações de serviços cargueiros. Permitindo assim, que as empresas aéreas dos dois países realizem transporte de carga internacional sem a exigência de que a operação se inicie ou termine no país de origem. Recentemente, além do instrumento com a Argentina, o Brasil negociou direitos semelhantes para carga na região com Chile, Costa Rica, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Comentário
Ótima notícia para as companhias que operam voos entre o Brasil e a Argentina e também para os passageiros que pretendem voar entre os países. Pode ser que em breve ocorra o aumento da frequência de voos, portanto vamos aguardar novidades por parte das aéreas.
Pretende viajar para a Argentina? Para conferir o anúncio oficial acesse a página da ANAC.