A Aeromexico revelou planos para modernizar sua frota, aposentando suas aeronaves Embraer E190 e as substituindo pelos Boeing 737 MAX. As mudanças fazem parte do plano de modernização da companhia, que deseja ingressar na Bolsa de Valores de Nova York. Saiba mais!
Planos de modernização
Os planos de desenvolvimento de frota da Aeromexico foram revelados por meio do pedido da companhia para ser listada em Wall Street e em uma apresentação na bolsa de valores.
A companhia acredita que, embora as aeronaves da Embraer tenham servido a um propósito por algum tempo, existe um potencial maior em toda a marca. Esse potencial incluir aumentar consideravelmente a capacidade das suas operações na divisão da Connect, sua subsidiária.
“À medida que a demanda continua a se recuperar e superar os níveis pré-pandemia, pretendemos utilizar ainda mais nossas aeronaves altamente eficientes Boeing 737 MAX no lugar das aeronaves E190, o que aumentará o tamanho da nossa frota e reduzirá ainda mais nosso CASK (custo por assento-quilômetro disponível),” afirmou a companhia no pedido de IPO.
Com as trocas dos seus jatos regionais Embraer E190 pelo Boeing 737 MAX, a Aeromexico espera um aumento de 83% na oferta de assentos e uma redução de 29% nos custos operacionais com a nova frota.
Os 737 MAX 9 possuem 181 assentos (16 na primeira classe, 18 na classe econômica premium, 147 na classe econômica), em comparação com 99 do Embraer E190 (11 na primeira classe, 88 na classe econômica).
A frota Embraer da Aeromexico
A frota da Aeromexico Connect, é bem dependente da família ERJ. Esta é a única família de aeronaves operada pela divisão Connect. Em dezembro de 2021, a Aeroméxico operava 47 E190s, mas reduziu esse número para 37 até março de 2024. Essas aeronaves têm uma idade média de 14,5 anos e estão ficando cada vez mais velhas.
A Aeromexico sabe que a frota envelhecida gera custos de manutenção mais altos e despesas operacionais crescentes, o que leva à necessidade de renovação. Com a demanda crescendo, a empresa acredita que agora é o momento certo para proceder com a renovação da frota.
Comentário
Só pra contextualizar: em junho de 2020, a Aeromexico entrou com pedido de recuperação judicial, com dívidas de 2 bilhões de dólares, prejudicada pela queda na demanda por viagens causada pela pandemia de Covid. Em março de 2022, ela saiu da recuperação e agora está fazendo um pedido de IPO na Bolsa de Valores de Nova York, revelando um salto de de 29% nas receitas em 2023, com planos em andamento de renovação da sua frota. Um caso clássico de quem levantou, sacudiu a poeira e quer dar a volta por cima.
É sempre muito bom ver companhias se reinventando dessa forma e claro, quem sai ganhando somos nós, passageiros. Para garantir suas passagens com a Aeromexico, acesse aqui o site oficial da companhia.